Economia

Confiança do consumidor brasileiro caiu no último trimestre, diz CNI

A confiança do consumidor brasileiro em relação à economia piorou no terceiro trimestre, de acordo com pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria nesta quinta-feira (2/10). O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) caiu 3,4%, para 102,61, em relação ao período de abril a junho. Na comparação com o terceiro trimestre de 2002, a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h47.

A confiança do consumidor brasileiro em relação à economia piorou no terceiro trimestre, de acordo com pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria nesta quinta-feira (2/10). O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) caiu 3,4%, para 102,61, em relação ao período de abril a junho. Na comparação com o terceiro trimestre de 2002, a confiança cresceu 5,3%.

A CNI ressaltou, entretanto, que o nível alcançado nos últimos três meses avaliados ainda é alto. "A persistência desse patamar mais elevado favorece a atividade econômica, mas a queda do último trimestre sugere que as medidas de estímulo ao crédito, incluindo o relaxamento da política monetária, aparentemente ainda não induziram o consumidor a comprar", disse a confederação em seu relatório.

Segundo a CNI, a deterioração das expectativas pode ter sido influenciada pela recente aceleração da inflação (por fatores sazonais) e pelo nível elevado de desemprego.

O Inec é apurado a partir de dados levantados pela pesquisa CNI/Ibope feita com 2 mil entrevistados maiores de 16 anos em todo o país a cada três meses.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Pix: Banco Central já devolveu R$ 1,1 bi para vítimas de fraudes ou falhas no sistema

Câmara tem até quarta-feira para votar reoneração da folha e cumprir decisão do STF

China registra crescimento de 6% no comércio exterior nos primeiros oito meses de 2024

Inflação de agosto desacelera e fica em -0,02%; IPCA acumulado de 12 meses cai para 4,24%