Economia

Conab reduz previsão de safra de laranja de São Paulo

Produção comercial em São Paulo foi estimada em 268,6 milhões de caixas de 40,8 kg na temporada em 2013/14


	Funcionários manipulam laranjas em esteira em fábrica de suco: São Paulo concentra a grande maioria das indústrias processadoras da fruta do Brasil
 (Luis Davilla/Getty Images)

Funcionários manipulam laranjas em esteira em fábrica de suco: São Paulo concentra a grande maioria das indústrias processadoras da fruta do Brasil (Luis Davilla/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 15h20.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo - A estimativa de produção comercial de laranja em São Paulo, maior produtor brasileiro da fruta, foi reduzida em 9,5 por cento ante a previsão de agosto, devido principalmente a problemas climáticos, informou nesta quinta-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A produção comercial de laranja em São Paulo foi estimada em 268,6 milhões de caixas de 40,8 kg na temporada em 2013/14, contra 296,8 milhões de caixas na projeção anterior.

Já a produção de laranja em São Paulo destinada à indústria de suco foi prevista em 215,3 milhões de caixas, queda de cerca de 15 por cento na comparação com a estimativa anterior.

São Paulo concentra a grande maioria das indústrias processadoras da fruta do Brasil, o principal exportador global de suco de laranja.

A Conab citou problemas climáticos, como a falta de chuvas, em seu relatório sobre a produção, além das doenças que afetam o parque citrícola paulista, como o cancro e o greening, para explicar a queda na colheita esperada.

"O baixo rendimento da fruta está intimamente ligado ao alto índice pluviométrico ocorrido na época de maturação dos frutos", disse a Conab em nota, que acrescentou que o clima também não foi favorável no período de florada em 2012.

Além da questão climática, a baixa remuneração dos agricultores, sobretudo na safra 2012/13, "fez com que citricultores reduzissem os tratos culturais, sendo que alguns deixaram até mesmo de utilizar seus sistemas de irrigação".

A produtividade média estimada foi de 1,57 caixa de 40,8 kg por planta, o que corresponde a 578 caixas por hectare.

A Conab não forneceu dados comparativos com a safra passada.

Acompanhe tudo sobre:Empresas estataisAgriculturaTrigoAgronegócioMinistério da Agricultura e PecuáriaConabSetor de suco de laranja

Mais de Economia

Ata do Copom não descarta novos cortes da Selic mas cita 'aumento de incerteza'

BC mantém espaço para novo corte da Selic após eleições, dizem economistas

Com Selic a 13,75% ao ano, Brasil segue com o maior juro real do mundo

BC corta a Selic pela 5ª vez seguida e taxa de juros no Brasil cai para 13,75%