Economia

Comércio mundial de pescado atingiu novos recordes em 2013

Produção pesqueira e a aquicultura podem alcançar um novo recorde mundial em 2013, com 160 milhões de toneladas, segundo dados preliminares da FAO


	Peixes: países devem ajudar os pequenos pescadores e aquicultores a terem acessos aos lucros, segundo a agência da ONU
 (Getty Images)

Peixes: países devem ajudar os pequenos pescadores e aquicultores a terem acessos aos lucros, segundo a agência da ONU (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2014 às 11h18.

Roma - A produção pesqueira e a aquicultura podem alcançar um novo recorde mundial em 2013, com 160 milhões de toneladas, contra as 157 milhões do ano anterior, segundo os dados preliminares divulgados nesta sexta-feira pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A agência da ONU, com sede em Roma, advertiu no entanto que embora o comércio mundial de pescado esteja gerando mais riqueza do que nunca, os países devem ajudar os pequenos pescadores e aquicultores a terem acessos aos lucros.

"Os números recordes do comércio refletem o forte crescimento da produção da aquicultura", explicou o chefe do serviço de Produtos, Comércio e Comercialização da FAO, Audun Lem.

"A porcentagem da produção pesqueira que se comercializa em nível internacional é notável, em torno de 37% em 2013", afirmou Lem. Para o funcionário da FAO, "isto transforma o setor pesqueiro em uma das indústrias mais globalizadas e dinâmicas na produção mundial de alimentos".

A Organização da ONU pediu aos países que ajudem os pescadores de pequena escala e os trabalhadores do setor pesqueiro, dos quais cerca da metade são mulheres, a superar uma série de obstáculos.

Entre eles, a falta de poder de negociação e de acesso ao crédito, as dificuldades para cumprir a legislação de acesso ao mercado e a inadequada infraestrutura comercial, de modo que possam ter acesso aos mercados locais e globais.

Acompanhe tudo sobre:AlimentosONUPescaTrigo

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada