Exame Logo

Combustível fica mais barato a partir de quarta-feira

São Paulo, 28 de abril (Portal EXAME) O preço dos combustíveis vão cair na refinarias a partir de quarta-feira. Segundo anunciou a Petrobras, a gasolina terá redução de 6,5%, o óleo diesel, de 8,6% e o óleo combustível, de 18%, descontados os impostos. Sem os impostos, a redução seria, de 10% para a gasolina, 10% […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h47.

São Paulo, 28 de abril (Portal EXAME) O preço dos combustíveis vão cair na refinarias a partir de quarta-feira. Segundo anunciou a Petrobras, a gasolina terá redução de 6,5%, o óleo diesel, de 8,6% e o óleo combustível, de 18%, descontados os impostos. Sem os impostos, a redução seria, de 10% para a gasolina, 10% para óleo diesel e 18,3% para o óleo combustível. Incidem sobre os combustíveis o Pis, a Cofins e a Cide.

De acordo com o presidente da estatal, José Eduardo Dutra, a redução foi possível por conta da queda do dólar e do preço internacional do petróleo. O governo estima que o preço na bomba, para o consumidor final, deverá ficar em na casa dos 5%. Mas o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), anuncia que a queda nos preços junto aos postos vai depender das distribuidoras. Não há interesse dos postos em manter os preços altos, nem há possibilidade de recomposição de margens nesse momento , diz. Se as distribuidoras repassarem a redução integralmente, os postos podem fazer uma redução de 6,5% para a gasolina.

Veja também

O percentual de redução no preço para o consumidor vai definir o tamanho da queda da inflação. O economista Aloisio Campelo, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV da Fundação Getúlio Vargas), estima que uma queda de 5% no preço na bomba poderia fazer a inflação recuar 0,2%, dentro dos padrões adotados pela fundação. Mas é a competição no mercado que vai definir quanto do reajuste será repassado ao consumidor , diz Campelo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame