Economia

Colheita de grãos cairá em 2016 após recorde, diz IBGE

Após bater um recorde e ficar pela primeira vez acima das 200 milhões de toneladas, a produção de grãos cairá em 2016 a 206,5 milhões de toneladas


	Colheita: tal redução será provocada pelo diminuição na produção de arroz e milho, dois dos principais grãos cultivados no Brasil
 (Camila Domingues/Palácio Piratini)

Colheita: tal redução será provocada pelo diminuição na produção de arroz e milho, dois dos principais grãos cultivados no Brasil (Camila Domingues/Palácio Piratini)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de novembro de 2015 às 10h15.

Priorizar nos meus resultados Google

Rio de Janeiro - O Brasil, um dos maiores produtores e exportadores mundiais de alimentos, recolherá em 2016 uma colheita de grãos 1,9% inferior à deste ano, quando alcançará sua máxima produção histórica, informou nesta terça-feira o governo.

A produção brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2015 será de 210,6 milhões de toneladas, um volume recorde e 8,2% superior à de 2014 (194,6 milhões de toneladas), até agora a maior colheita do país, segundo a previsão divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Após bater um recorde e ficar pela primeira vez acima das 200 milhões de toneladas, a produção de grãos cairá em 2016 a 206,5 milhões de toneladas, segundo a primeira projeção do IBGE para a colheita do próximo ano.

Tal redução será provocada pelo diminuição na produção de arroz e milho, dois dos principais grãos cultivados no Brasil.

Enquanto a produção de arroz cairá 2,6% em 2016, a de milho, em sua primeira safra, se reduzirá 2,4%.

A produção de arroz se limitará a 12,2 milhões de toneladas em 2016 apesar da área plantada com o grão crescerá 1,9%, até 2,26 milhões de hectares.

E a colheita na primeira safra de milho será de 28,9 milhões de toneladas por uma redução de 5,3% na área plantada, até 5,73 milhões de hectares.

Segundo o Instituto, a tendência mundial de redução da produção de algodão também atingira o Brasil, que produzirá no próximo ano 4 milhões de toneladas do produto, com uma redução de 4,1% frente à de 2015.

Em contrapartida, a produção de soja, o grão mais cultivado no Brasil, aumentará 3,5% em 2016 graças a um crescimento de 0,4% na área plantada, que chegará a 32,2 milhões de hectares.

Quanto à produção deste ano, o Instituto informou que será recorde graças a um aumento de 1,9% na área colhida, desde 56,7 milhões de hectares em 2014 até 57,8 milhões de hectares em 2015.

A soja, o milho e o arroz representarão 92,7% da produção total deste ano e 86,3% da área colhida.

Na produção histórica deste ano incidirá principalmente o aumento de 11,7% na colheita de soja, até um recorde de perto de 96,5 milhões de toneladas, assim como aumentos de 7,4% na de milho e de 3% na de arroz.

Com relação ao café, do qual o Brasil também é o maior produtor e exportador mundial, a colheita deste ano ficará em 2,6 milhões de toneladas ou 43,8 milhões de sacas de 60 quilos, com um aumento do 1,8% frente à de 2014.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaTrigoIBGEEstatísticasGrãos

Mais de Economia

Ata do Copom não descarta novos cortes da Selic mas cita 'aumento de incerteza'

BC mantém espaço para novo corte da Selic após eleições, dizem economistas

Com Selic a 13,75% ao ano, Brasil segue com o maior juro real do mundo

BC corta a Selic pela 5ª vez seguida e taxa de juros no Brasil cai para 13,75%