Exame Logo

CNI/Ibope apura queda, no ano, da aprovação de Lula

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma pequena queda no índice de aprovação de acordo com os números da pesquisa de opinião CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira (17/12). Em relação à setembro, a queda foi de 69% para 66%. Em março, quando foi realizada a primeira pesquisa de opinião CNI/Ibope, o índice de […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h18.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma pequena queda no índice de aprovação de acordo com os números da pesquisa de opinião CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira (17/12). Em relação à setembro, a queda foi de 69% para 66%. Em março, quando foi realizada a primeira pesquisa de opinião CNI/Ibope, o índice de aprovação foi de 75%.

Entre março e dezembro, a desaprovação do governo Lula aumentou expressivamente e passou de 13% para 25%. A pesquisa de setembro já havia mostrado que a popularidade de Lula não era mais a mesma do início de seu mandata. Naquele mês, o índice de desaprovação ficou em 24%.

Veja também

O saldo entre o índice de aprovação e o de desaprovação, em dezembro, foi de 41 pontos percentuais (os 66% que aprovam, menos os 25% que desaprovam). Segundo o Ibope, esse saldo diminuiu em 21 pontos desde março, quando estava em 62 pontos percentuais . O instituto, no entanto, avalia que o governo do PT "conseguiu atravessar um período difícil, com sua imagem preservada " . O saldo de 41 pontos só perde para o primeiro ano do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, que apresentou saldo de 43 pontos percentuais.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 8 de dezembro com 2 mil entrevistados em 145 municípios de todo o país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame