Economia

China mira 100% de cobertura de liquidez de bancos até 2018

Plano busca introduzir gradualmente mudanças em adequação de capital


	Banco da china: comissão regulatória bancária da China também reafirmou sua exigência de que a razão de empréstimos para depósitos não pode ser maior que 75 por cento
 (Liu Jin/AFP)

Banco da china: comissão regulatória bancária da China também reafirmou sua exigência de que a razão de empréstimos para depósitos não pode ser maior que 75 por cento (Liu Jin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2014 às 12h34.

Pequim - Os bancos da China terão que elevar seu índice de cobertura de liquidez para 100 por cento até 2018 sob novas regras que entram em vigor a partir do dia 1º de março, disse o regulador do setor bancário nesta quarta-feira, reiterando um plano para introduzir gradualmente mudanças em adequação de capital.

O regulador havia definido em outubro um cronograma dando mais tempo para que os bancos se preparassem para regras mais rígidas de exigências de capital, que estão sendo implementadas como parte de regras mundiais.

A comissão regulatória bancária da China também reafirmou sua exigência de que a razão de empréstimos para depósitos não pode ser maior que 75 por cento.

O índice de cobertura de liquidez é um barômetro regulatório que ajuda a medir a resistência de curto prazo dos bancos ante cenários de estresse alto, e faz parte de um conjunto de reformas introduzidas pela Basileia III para ajudar a criar um sistema bancário mais estável e saudável. O índice mede os ativos com alta liquidez detidos por instituições financeiras para atender compromissos de curto prazo.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBancosChinaFinanças

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame