Economia

BID assina contrato de US$ 180 mi com Bradesco

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinou com o Bradesco nesta terça-feira o primeiro contrato do programa de financiamento do setor externo da América Latina e Caribe. O valor da linha do banco brasileiro será de 180 milhões de dólares, dos quais 110 milhões são recursos do BID (em parceria com bancos estrangeiros). O restante […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h47.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinou com o Bradesco nesta terça-feira o primeiro contrato do programa de financiamento do setor externo da América Latina e Caribe. O valor da linha do banco brasileiro será de 180 milhões de dólares, dos quais 110 milhões são recursos do BID (em parceria com bancos estrangeiros). O restante (70 milhões) será fornecido pelo Banco Mundial (Bird).

De acordo com Enrique Iglesias, presidente do BID, a instituição está em negociação com pelo menos mais dois bancos brasileiros para fechar contratos semelhantes. Em coletiva de imprensa concedida hoje em São Paulo, Iglesias afirmou que espera fechar os contratos nos próximos dois meses. No total, são 500 milhões de dólares em recursos reservados para o setor privado nacional.

A linha de crédito do BID para fomentar a exportação dos países da América Latina e do Caribe é de 1 bilhão de dólares e foi anunciada na semana passada.

O programa terá prazo de dois anos e para ter acesso aos recursos as empresas brasileiras não precisão de garantia do governo. O programa do BID para a América Latina e Caribe conta também com recursos para o desenvolvimento institucional e dos marcos legais e regulatórios do setor de comércio exterior. O prazo para o pagamento é de até cinco anos.

Em sua última visita ao Brasil, em janeiro deste ano, o presidente do BID afirmou que o banco destinará 12 bilhões de dólares a projetos do governo Lula. Na época, Iglesias disse que 6 bilhões já estavam garantidos e mais 6 bilhões deveriam ser aprovados pela instituição para financiar projetos públicos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Plano Real, 30 anos: Gustavo Franco e o combate à doença da hiperinflação

FMI reduz previsão de crescimento do PIB dos EUA

Lula diz que Galípolo ‘tem condição’ de presidir BC, mas que decisão será feita com o Senado

Brasil tem queda de 23 mil novos postos de trabalho em relação ao ano passado, após enchentes do RS

Mais na Exame