BCE recomenda à Grécia seguir programa de reformas

Segundo o banco, o atraso na aplicação do programa de reformas e de austeridade “não é livre de encargos”

Brasília - O Banco Central Europeu (BCE) encorajou hoje (2) o novo governo grego, escolhido após eleições parlamentares em junho, a cumprir o programa de reformas e de ajuste fiscal acordado com credores internacionais.

A autoridade econômica europeia também alertou para o risco de demora no ajuste. “[Isso] faria a razão da dívida ante o Produto Interno Bruto [PIB] do país ultrapassar a meta dos 120% em 2020, que é o limite superior considerado viável para a Grécia", disse Jörg Asmussen, do Conselho de Administração do BCE, em uma conferência hoje em Atenas.

Segundo ele, o atraso na aplicação do programa de reformas e de austeridade “não é livre de encargos”, e vai exigir financiamento adicional por parte dos países credores.

Na opinião do conselheiro, a recessão pela qual passa o país não é efeito das medidas propostas à Grécia. “Essas dificuldades têm origem em muitos anos de políticas econômicas insustentáveis e na relutância em implementar as reformas necessárias. Com ou sem o programa, qualquer governo grego teria que seguir um programa de ajuste semelhante para recuperar a economia e restaurar a confiança dos mercados financeiros”, destacou Jörg Asmussen. Com informações da Agência Lusa.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.