BC da Alemanha eleva projeções para PIB

Bundesbank projetou um crescimento no PIB de até 0,5% neste ano, acima do 0,3% estimado em junho

Frankfurt - O Bundesbank, o banco central da Alemanha, elevou as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) alemão deste e do próximo ano, ao mesmo tempo em que as previsões inflacionárias foram revisadas para baixo.

Em suas projeções semestrais, o Bundesbank projetou um crescimento no PIB de até 0,5% neste ano, acima do 0,3% estimado em junho. Para 2014, a expectativa é que o crescimento seja de 1,7%, de 1,5%, e para 2015 o banco central estimou uma alta de 2,0% no PIB.

Já a inflação deve acelerar 1,3% em 2014, abaixo da projeção anterior de 1,5%. Para 2015, a estimativa é de uma alta de 1,5% nos preços. A meta de inflação estabelecida pelo BCE para a zona do euro é levemente inferior a 2%.

"A economia alemã está em boa forma: a taxa de desemprego está baixa, o emprego está crescendo, e o crescimento dos salários está retornando ao normal", afirmou Jens

Weidmann, presidente do banco central alemão e membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE). Weidmann lembrou que as baixas taxas de juros estão ajudando a impulsionar o consumo e o setor imobiliário.

O presidente do Bundesbank também ressaltou que o comércio externo está enfraquecendo, mas disse que deve haver uma aceleração nas exportações após uma continua melhora na situação cíclica dos países industriais e na melhora da zona do euro.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.