Economia

Banco suíço é acusado de lavagem de dinheiro e fraude fiscal

Banco UBS já havia sido acusado por solicitação ilícita de clientes na França

O UBS Belgium havia entrado em contato nos últimos dez anos com contribuintes belgas mais abastados para propor que abrissem contas não declaradas na Suíça (Laurie Dieffembacq/AFP)

O UBS Belgium havia entrado em contato nos últimos dez anos com contribuintes belgas mais abastados para propor que abrissem contas não declaradas na Suíça (Laurie Dieffembacq/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2014 às 16h57.

Paris - O banco suíço <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/ubs">UBS</a></strong> foi acusado nesta quarta-feira pela justiça francesa de <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/lavagem-de-dinheiro">lavagem de dinheiro</a></strong> e <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/fraudes">fraude</a></strong> fiscal, em meio a uma investigação sobre a incitação a clientes, para que depositassem seu dinheiro na <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/suica">Suíça</a></strong>, informaram fontes judiciais.</p>

O banco já havia sido acusado por solicitação ilícita de clientes na França. A justiça decidiu ainda aumentar a fiança imposta ao estabelecimento para 1,1 bilhão de euros, acrescentaram as fontes.

O banco UBS é suspeito de ter permitido que seus agentes comerciais suíços fizessem essa promoção a clientes franceses, o que é ilegal, e de ter criado uma dupla contabilidade com o objetivo de ocultar movimentos de capitais entre França e Suíça.

A acusação por lavagem de dinheiro e fraude fiscal corresponde a atos cometidos entre 2004 e 2012, disseram as fontes. Essa investigação foi iniciada depois de denúncias feitas por ex-funcionários do banco.

O UBS, que teve uma fiança até agora de 2,87 milhões de euros, deve entregar o valor restante, cerca de 1 bilhão, antes de 30 de setembro.

Acompanhe tudo sobre:Bancosbancos-de-investimentoEmpresasEmpresas suíçasEuropaFinançasFrançaFraudesLavagem de dinheiroPaíses ricosSuíçaUBS

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame