Exame Logo

Balança comercial registra no ano o maior superávit desde 1990

é o maior saldo registrado entre janeiro e abril desde 1990. O valor das exportações no mês passado também é outro recorde histórico: 5,7 bilhões de dólares, o maior já registrado em um mês de abril. A média diária de vendas de produtos manufaturados impressionou: foram 154 milhões de dólares, o melhor resultado mensal conseguido […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h18.

é o maior saldo registrado entre janeiro e abril desde 1990.

O valor das exportações no mês passado também é outro recorde histórico: 5,7 bilhões de dólares, o maior já registrado em um mês de abril. A média diária de vendas de produtos manufaturados impressionou: foram 154 milhões de dólares, o melhor resultado mensal conseguido pele segmento na história do comércio internacional brasileiro. No acumulado do ano, as exportações somaram a cifra nunca antes registrada nesse período, 20,8 bilhões de dólares.

Veja também

Os embarques cresceram em todas as frentes. As vendas de manufaturados avançaram 21,6%, atingindo 11,3 bilhões de dólares. Os negócios com semimanufaturados cresceram 35,5% e ficaram em 3,2 bilhões de dólares. O maior crescimento ficou por conta dos produtos básicos: totalizaram 5,8 milhões de dólares, com uma expansão de 44,1%.

Os produtos brasileiros ganharam mercados em todas as regiões no primeiro quadrimestre: Ásia (54,6%), Mercosul (45,1%), Oriente Médio (36,6%), Europa Oriental (32%), União Européia (23,6%), Estados Unidos (18%) e África (21%). Mas os maiores avanços ocorreram em relação á China. No período, o país se tornou o segundo maior comprador de produtos brasileiros, com um total de 1,185 bilhão de dólares, alta de 185,8%. Destaca-se também a volta dos negócios com a Argentina. As exportações para o país vizinho cresceram 84% nos quatro primeiros meses do ano, passando de 603 milhões de dólares entre janeiro e abril do ano passado para 1,107 bilhão neste ano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame