Exame Logo

Até Castro sabe que modelo cubano não funciona, diz secretário americano

O secretário de Defesa dos EUA disse que a democracia dos países da América do Sul está crescendo, apesar da instabilidade mundial

Castro: O modelo de Cuba já não funciona para Cuba, nem para mais ninguém, diz o secretário (Alexandre Meneghini/Getty Images)
E

EFE

Publicado em 28 de agosto de 2018 às 15h33.

Washington - O secretário de Defesa dos Estados Unidos , James Mattis, elogiou nesta terça-feira a estabilidade no continente americano, onde, salvo algumas exceções, disse, até o ex-mandatário cubano Raúl Castro sabe que "o modelo de Cuba não funciona nem para Cuba e nem para ninguém".

"Existem exceções e sabemos: Venezuela, Cuba e Nicarágua. Mas até Castro sabe agora que o modelo de Cuba já não funciona para Cuba, nem para mais ninguém", sustentou o titular da pasta de Defesa durante um comparecimento perante os veículos de imprensa no Pentágono.

Veja também

Mattis recalcou a importância de sua recente viagem à América Latina, onde visitou o Brasil, Argentina, Chile e Colômbia, e que teve como principal objetivo reforçar suas alianças na região.

"Apesar dos problemas que evidentemente afrontamos neste hemisfério, temos a sorte de ser testemunhas da crescente democracia e prosperidade nesta região apesar de um mundo instável", considerou o chefe do Pentágono.

Para manter este "status quo", Mattis afirmou que Washington continuará "trabalhando" com seus "amigos" na região, e citou como exemplo o próximo desdobramento em águas colombianas do USNS Comfort, um embarcação médica cuja meta s0erá ajudar a atenuar a crise humanitária provocada pela chegada de milhares de venezuelanos.

A situação na Venezuela é de tal gravidade que, segundo o secretário de Defesa, o presidente do país, Nicolás Maduro também "está descobrindo" que o modelo cubano não tem futuro.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaEstados Unidos (EUA)

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame