As 10 maiores reservas de ouro do mundo
Estados Unidos guardam 8,1 mil toneladas de ouro nos cofres do governo; Brasil está em 47º na lista
Da Redação
Publicado em 23 de agosto de 2012 às 20h28.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h38.
São Paulo - Apesar da caminhada rumo à recuperação, os mercados em todo o mundo experimentaram fases de grande volatilidade durante 2010. O lento crescimento dos Estados Unidos levou a um enfraquecimento do dólar. As crises sucessivas na Europa e a onda de inflação em todo o mundo agravaram a situação. Como alternativa a uma moeda cambaleante, muitos investidores desistiram do dólar e buscaram alternativas de investimentos. Uma das escolhidas foi o ouro. Neste cenário, o preço da onça de ouro (o equivalente a cerca de 31 gramas) bateu recordes sucessivos de alta, chegando a valer mais de 1400 dólares no início de novembro. A cotação desta sexta-feira está em torno de 1340 dólares a onça. Além dos investidores e grandes fundos, governos também têm interesse em manter reservas de riquezas em ouro. Atualmente, de acordo com informações do Conselho Mundial do Ouro, os Bancos Centrais e algumas entidades internacionais detêm 1/5 de todo o ouro do mundo. A maior reserva está nos Estados Unidos. Nos subsolos do Federal Reserve e no cofre conhecido como Forte Knox o país guarda 8,1 mil toneladas do metal, o equivalente a 350 bilhões de dólares. Na outra ponta de um ranking de 100 países, com a reserva mais modesta, está o Chade, país africano que tem 300 quilos de ouro em suas reservas. O Brasil tem a 47ª maior reserva de ouro do mundo. Nos cofres do Banco Central há 33,6 toneladas do metal, o que corresponde a 1,4 bilhão de dólares. Dos países sul-americanos, apenas dois estão à frente do Brasil. A Venezuela aparece no 15º lugar da lista, com uma reserva de 382,5 toneladas, avaliada em 16,5 bilhões de dólares. Depois vem a Argentina, na 41ª posição. Suas reservas chegam a 54,7 toneladas, o equivalente a 2,3 bilhões de dólares. Veja nas fotos ao lado as 10 maiores reservas de ouro do mundo.
Os Estados Unidos detêm a maior reserva de ouro do mundo. Nos subsolos do Federal Reserve, o Banco Central norte-americano, e do cofre conhecido como Forte Knox, estão 8,1 mil toneladas de barras de ouro, o que equivale a aproximadamente 350 bilhões de dólares. As informações datam de setembro, segundo levantamento feito pelo Conselho Mundial do Ouro.
A reserva de riqueza em ouro da Alemanha é a segunda maior. O Banco Central do país guarda 3,4 mil toneladas do metal em barras. Esta quantidade está avaliada em cerca de 150 bilhões de dólares, e equivale a 66% das reservas internacionais alemãs.
Não é um país o detentor da terceira maior reserva de ouro do mundo. Cerca de três toneladas, ou o equivalente a 130 bilhões de dólares estão nos cofres do Fundo Monetário Internacional, organização internacional com 185 países-membros, e que tem sede em Washington D.C, nos Estados Unidos.
As 2,4 mil toneladas de ouro que a Itália guarda nos cofres de seu Banco Central compõem a quarta maior reserva do mundo. Esta quantidade, avaliada em 108 bilhões de dólares, constitui 66% das reservas internacionais do país.
O Banco Nacional Francês é o local onde o país abriga seu estoque de barras de ouro, o qual corresponde a 65,7% das reservas internacionais. A riqueza acumulada chega a 2,4 mil toneladas, o equivalente a 107 bilhões de dólares (a quinta maior reserva do mundo).
No país mais populoso do mundo, o estoque de ouro corresponde a apenas 1,5% das reservas internacionais. Com 1,05 mil toneladas do metal nos subsolos do Banco da China, o país acumula a sexta maior reserva do mundo, avaliada em aproximadamente 46 bilhões de dólares.
O Banco Nacional Suíço guarda em seus cofres a sétima maior reserva de ouro do mundo. Ela pesa 1,04 mil toneladas, e é avaliada em cerca de 45 bilhões de dólares, o que equivale a 15,1% das reservas internacionais do país, de acordo com o Conselho Mundial do Ouro.
Na oitava posição está o Japão, com uma reserva de 765,2 toneladas de ouro. Esta quantidade está avaliada em 33,1 bilhões de dólares, e estão armazenadas no Banco Central do país.
Com 726 toneladas de ouro nos cofres de seu Banco Central, a Rússia tem a nona maior reserva do metal no mundo. Esta quantidade corresponde a 5,7% de suas reservas internacionais, segundo o Conselho Mundial do Ouro. A reserva russa está avaliada em 28 bilhões de dólares.
Em último no ranking vem a Holanda, com a décima maior reserva de ouro do planeta, a qual pesa 612,5 toneladas e vale 26,5 bilhões de dólares. Esta quantidade de metal corresponde a 55,8% das reservas internacionais do país.
Mais lidas
Mais de Economia
Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinaturaEm discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da NóbregaReforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor