Economia

Aprovação do governo Lula volta a subir, diz CNT/Sensus

O índice de aprovação da população ao governo Lula subiu em maio. Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Instituto Sensus, aponta para um total de 69,7% dos entrevistados que acreditam que presidente Lula fará um bom governo, contra 64% dos entrevistados em abril. Apesar do baixo desempenho da economia, a pesquisa CNT/Sensus […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h18.

O índice de aprovação da população ao governo Lula subiu em maio. Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Instituto Sensus, aponta para um total de 69,7% dos entrevistados que acreditam que presidente Lula fará um bom governo, contra 64% dos entrevistados em abril.

Apesar do baixo desempenho da economia, a pesquisa CNT/Sensus mostra que cresceu a aprovação da população em relação ao governo e à pessoa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação positiva do governo subiu de 47,7%, em abril, para 51,6% em maio. A avaliação regular subiu de 34,8%, para 35,7%. A negativa caiu de 9,4% para 7,2%.

Quanto ao desempenho pessoal de Lula, os índices de aprovação são ainda melhores: 78% aprova o desempenho pessoal do presidente, enquanto 13% desaprova e 9% não opinou. Os entrevistados apontaram também melhora na satifação com o país: de 66% para 66,25% em maio.

A CNT acredita que três fatores foram responsável pela melhora da avaliação: o envio das propostas de reforma ao Congresso; a movimentação política do presidente; e o programa Fome Zero.

A conjuntura econômica adversa, evidenciada pelo desemprego e pela resistente inflação, também pôde ser sentida na pesquisa. Itens como situação econômica pessoal e situação social caíram. O primeiro de 34,75% para 34%. E o segundo, de 33,5% para 32,75%. A avaliação positiva sobre a satisfação com o país também caiu de 78,7% para 75% em maio.

Esta é a 62a edição da pesquisa CNT/Sensus, feita em maio nas cinco regiões do país, cobrindo 24 estados e 195 municípios, com 2 000 entrevistas. A marcgem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional