6 livros divertidos e fáceis de entender sobre economia
Autor de “Crash - Uma Breve História da Economia”, Alexandre Versignassi dá dicas de leituras agradáveis e relevantes para quem quer entender o mundo das finanças
Da Redação
Publicado em 27 de abril de 2012 às 06h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h24.
Autor: Alexandre Versignassi Quem foi que disse que livro de economia tem que ser chato? Aprender mais sobre o universo financeiro, além de altamente relevante e cada vez mais importante para ficar em dia com o que acontece no mundo, também pode ser divertido. “Crash - Uma Breve História da Economia” é um ótimo exemplo. O livro já diz a que veio no subtítulo: “Como o dinheiro, a falta de dinheiro, a insanidade e a safadeza construíram o mundo mais próspero de todos os tempos. E muito mais, como você nunca leu”. Da história das moedas ao sobe e desce das bolsas, passando pela ameaça da inflação, o livro desvenda o mundo das finanças em linguagem simples e 100% acessível. A pedido de EXAME.com, Alexandre Versignassi, autor do livro e editor da Superinteressante, preparou uma lista com outros livros que são garantia de boa informação com uma pitada de diversão. Clique nas fotos para ver a seleção.
Autor: Milton Friedman “A leitura de economia mais leve que eu já tive - e escrita por um peso-pesado: um dos economistas-chave do século 20. Um momento brilhante do livro é quando ele usa o sistema financeiro de uma ilhota da polinésia, um sistema baseado não em dinheiro, mas em discos gigantes de pedra, para explicar o papel dos Bancos Centrais - e para ilustrar as besteiras que as autoridades econômicas cometem de tempos em tempos.”
Autor: Charles Wheelan “Uma comitiva da União Soviética, em visita aos EUA, fica atônita: os membros do Partido Comunista não conseguem entender como uma farmácia pode ter tantos produtos diferentes nas prateleiras. A partir desse caso, Wheelan explica porque a economia de mercado é a forma mais eficiente de produção. Perfeito para leigos.”
Autor: Edward Chancellor “Chancellor traça uma história da economia focada no mercado de ações - e mostra como os momentos de euforia e depressão do mercado financeiro se sucedem ao longo da história.”
Autor: Milton Friedman “Friedman está para a divulgação do conhecimento econômico como Carl Sagan está para a divulgação científica. Este livro é um manifesto a favor do livre-mercado. Mas vai não fica nisso: enquanto defende seu ponto de vista, Friedman vai explicando os conceitos mais importantes da macro-economia com um didatismo único.”
Autor: Richard Dawkins “Não é um livro de economia, mas de biologia. Só que é perfeito para entender como o capitalismo funciona. Sabe aquela frase do Adam Smith, "Não é da benevolência do açogueiro que sai o seu jantar"? Então. Dawkins mostra como um "interesse egoísta" do DNA, o de se reproduzir a qualquer custo, deu origem a um sistema relativamente equilibrado - o da vida na Terra. A economia segue o mesmo padrão. Então esse também é um livro importante para quem quer entendê-la de fato.”
Mais lidas
Mais de Economia
Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinaturaEm discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da NóbregaReforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor