Pinguins-azuis: para proteger o caminho que eles fazem todos os dias do mar para seus ninhos em terra, moradores da cidade de Oamaru construíram um túnel exclusivo para eles (Thinkstock)
Da Redação
Publicado em 28 de novembro de 2016 às 18h09.
Última atualização em 29 de novembro de 2016 às 18h34.
Os menores moradores da Nova Zelândia acabam de ganhar um presente e tanto para preservar seu modo de vida. Não, não estamos falando dos hobbits, mas dos fofíssimos pinguins azuis (Eudyptula minor).
Para proteger o caminho que os pequenos fazem todos os dias do mar para seus ninhos em terra, moradores da cidade de Oamaru, no sul do país, construíram um túnel exclusivo para eles.
Os pinguins azuis não são só pequenos – na verdade, eles são a menor espécie do mundo: medem, no máximo, 30 cm (isso se forem espécimes grandes).
Eles são encontrados em grande parte da costa da Nova Zelândia e na costa sul da Austrália – às vezes chegando a nado até o Chile -, e são muito bons caçadores marítimos: passam o dia no mar em busca de pequenos peixes e crustáceos e, à noite, voltam para seus ninhos para alimentar os filhotes e descansar.
Mas, por causa das estradas e do constante fluxo de turistas nas praias do país, os pinguins têm perdido seu espaço. Muitos são atropelados e alguns ficam assustados com as pessoas querendo tirar selfies com eles, e acabam morrendo de fome em vez de ir caçar – ou o contrário: acabam não conseguindo voltar ao ninho para alimentar os bebês.
Por isso, os habitantes de Oamaru decidiram construir uma passagem segura para os pinguins: um túnel de 25 m de comprimento, que começa em um ponto onde muitos dos bichinhos moram, passa por baixo das estradas mais movimentadas e vai até o mar.
Assista aos pinguins azuis entrando no túnel pela primeira vez: