Ciência

Jeff Bezos irá ao espaço em foguete projetado por sua empresa Blue Origin

"Desde os cinco anos de idade, sonho em viajar para o espaço. No dia 20 de julho, farei essa viagem com meu irmão", disse Bezos em um post no Instagram

Jeff Bezos: a Blue Origin fechou a primeira rodada do leilão no mês passado e disse que recebeu mais de 5.200 ofertas de 136 países (Matthew Staver/Bloomberg/Getty Images)

Jeff Bezos: a Blue Origin fechou a primeira rodada do leilão no mês passado e disse que recebeu mais de 5.200 ofertas de 136 países (Matthew Staver/Bloomberg/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 7 de junho de 2021 às 09h36.

Última atualização em 7 de junho de 2021 às 09h42.

O bilionário fundador da Amazon, Jeff Bezos, disse nesta segunda-feira que ele e seu irmão Mark farão o primeiro voo espacial tripulado de sua empresa de foguetes Blue Origin.

"Desde os cinco anos de idade, sonho em viajar para o espaço. No dia 20 de julho, farei essa viagem com meu irmão", disse Bezos em um post no Instagram.

Bezos, que deixaria o cargo de presidente-executivo da Amazon em 5 de julho, se juntará ao vencedor de um leilão por um assento no primeiro voo espacial da Blue Origin no mesmo mês.

Bezos e seu colega bilionário Elon Musk têm investido pesadamente em seus foguetes, mas a Blue Origin e a SpaceX de Musk até agora só enviaram satélites para clientes em órbita.

A Blue Origin fechou a primeira rodada do leilão no mês passado e disse que recebeu mais de 5.200 ofertas de 136 países, sem divulgar o lance mais alto da rodada.

Na segunda rodada do leilão, em andamento, o lance mais alto até o momento foi de 2,8 milhões de dólares, de acordo com o site da Blue Origin.

A Blue Origin tem como meta o dia 20 de julho para sua primeira viagem turística suborbital em sua espaçonave, um momento marcante em uma competição para inaugurar uma nova era de viagens espaciais comerciais privadas.

O combo foguete e cápsula New Shepard foi projetado para voar de forma autônoma com seis passageiros mais de 62 milhas (100 km) acima da Terra para o espaço suborbital, alto o suficiente para experimentar alguns minutos de ausência de gravidade e ver a curvatura do planeta antes da cápsula pressurizada retorna à terra com paraquedas.

A cápsula possui seis janelas de observação que, segundo a Blue Origin, são quase três vezes mais altas do que as de um Boeing 747 e as maiores já usadas no espaço.

Acompanhe tudo sobre:AmazonBlue OriginEspaçojeff-bezos

Mais de Ciência

Dia do Amigo: relação é fundamental para a saúde mental, diz psicóloga

Álcool: quanto você pode beber e ainda assim ficar saudável?

Caverna na Lua poderia abrigar humanos; entenda

Crise climática pode impactar vida sexual dos insetos, diz estudo

Mais na Exame