Ciência

Estudo estima que coronavírus infectou mais de 75 mil pessoas

Com base em dados de deslocamento, pesquisadores estimam que número de pessoas infectadas seja maior do que o já reportado

Coronavírus: vírus se espalha pelo mundo (gisanddata.maps.arcgis.com/Reprodução)

Coronavírus: vírus se espalha pelo mundo (gisanddata.maps.arcgis.com/Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 4 de fevereiro de 2020 às 15h09.

Última atualização em 4 de fevereiro de 2020 às 15h15.

O novo coronavírus pode ter contaminado 75.815 pessoas, de acordo com um estudo que analisou dados coletados do início da epidemia até o dia 25 de janeiro deste ano. O número é quase quatro vezes maior do que o reportado por autoridades de saúde da China. Atualmente, segundo dados oficiais, 20 mil pessoas foram contagiadas com o novo vírus.

Segundo os pesquisadores, o motivo da discrepância dos dados estaria relacionado com o tempo que o vírus leva para ser detectado. O tempo entre o contágio e a apresentação de sintomas também está entre as razões apontadas pelos pesquisadores para a diferença nos números.

"Nem todas as pessoas infectadas com o novo coronavírus da China procuram ou precisam de auxílio médico", afirma, em nota, o professor Gabriel Leung, pesquisador e autor principal do estudo feito por uma equipe da Universidade de Hong Kong. O estudo foi publicado no periódico científico The Lancet.

Para atingir o número de 75.815 casos de contágio, os pesquisadores utilizaram modelos matemáticos baseados nos dados oficialmente reportados e em informações de voos internacionais e domésticos da China. Nos primeiros dias da propagação do coronavírus, cada pessoa infectava de duas a três pessoas. Com isso, a cada 6,4 dias, a epidemia dobrava o número de indivíduos infectados.

Os próprios pesquisadores reconhecem que o estudo tem limitações. Os dados utilizados são preliminares e as estimativas de contágio foram feitas com base em informações de deslocamentos feitos em 2019 – que já não são mais os mesmos uma vez que as viagens ao país, especialmente para a cidade de Wuhan, não são recomendadas pela OMS.

Acompanhe tudo sobre:ChinaCoronavírusDoenças

Mais de Ciência

Inovação da USP pode substituir o cacau em chocolate e reduzir impactos ambientais

Anticoncepcional masculino pode chegar ao mercado até 2028 após testes promissores

Sonda soviética, lançada em 1972, deve cair na Terra em maio após 53 anos em órbita

Maior telescópio solar do mundo revela imagem inédita e ultradetalhada do Sol; veja foto