Ciência

Dois em cada 10 brasileiros resistem à ideia de tomar vacina contra covid

Segundo pesquisa, 5% dos entrevistados afirmam que não tomarão de jeito nenhum. Maioria dos que rejeitam não acredita que a vacina seja segura

Brasileiros que rejeitam a vacina acreditam que ela pode causar outras doenças e ter chips implantados para controle da população (Images By Tang Ming Tung/Getty Images)

Brasileiros que rejeitam a vacina acreditam que ela pode causar outras doenças e ter chips implantados para controle da população (Images By Tang Ming Tung/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 6 de setembro de 2020 às 14h04.

Um quarto dos brasileiros resiste à ideia de tomar uma vacina contra a Covid-19, mostrou pesquisa do Ibope divulgada neste domingo pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Do total de entrevistados, 75% disseram que tomarão a vacina com certeza, enquanto 20% responderam que talvez tomem e 5% afirmaram que não tomarão de jeito nenhum.

Entre as principais razões da recusa ou desconfiança dos que afirmaram não ter certeza se tomarão a vacina estão que 53% deles não acreditam que a vacina seja segura e 36% têm receio de tomar a vacina e se contaminar com o novo coronavírus.

Outras razões apontadas foram que a vacina poderia provavelmente causar outras doenças e que a vacina poderia ter chips implantados para controle da população.

Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados no sábado, 4,123 milhões de pessoas já foram infectadas com o novo coronavírus no Brasil, com um total de 126.203 mortes.

A pesquisa, feita pelo Ibope para a ONG Avaaz, ouviu mil pessoas nos dias 27 a 29 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusSaúdevacina contra coronavírus

Mais de Ciência

'Saquinho' de nicotina ganha adeptos para perda de peso

Usuários do Wegovy mantêm perda de peso por quatro anos, diz Novo Nordisk

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

AstraZeneca admite efeito colateral raro da vacina contra covid-19

Mais na Exame