Casual

Tomar café faz bem para o sono. Que?

A mistura de uma rápida soneca com um cafezinho pode ser melhor do que aquele seu sono eterno da mais de 8hrs

Crédito: Jeff J Mitchell/Getty Images/ Reprodução

Crédito: Jeff J Mitchell/Getty Images/ Reprodução

Quer tirar um cochilo rápido e revigorante? Tome um cafezinho. Sim, aquele com cafeína e que muita gente usa para acordar pela manhã.

Segundo cientistas, o café é seu melhor aliado para aquelas sonecas rápidas, e a explicação está nos hormônios. Sim, a cafeína interfere no seu sono em longo prazo, porém ela também pode fazer maravilhas pelo seu sono.

O segredo da questão está na adenosina, hormônio produzido pelo corpo humano que serve como um freio natural, passando sensação de cansaço e fadiga. A cafeína quando absorvida no corpo compete com a adenosina pelos receptores cerebrais, funcionando quase como um freio de emergência para o cérebro. Umas das maneira que o corpo tem para se livrar da adenosina é no sono, que "limpa" os resquícios de exaustão e do hormônio.

5th September 1939: A couple of lady office workers with gas-masks on their laps, sleeping peacefully in Hyde Park during their lunch hour. (Photo by David Parker/Fox Photos/Getty Images)

Crédito: David Parker/Fox Photos/Getty Images

E é ai que está o pulo do gato: o seu sono curto de 20 minutos é perfeito para a absorção da cafeína no organismo. Então quando você acordar, seu cérebro estará mais limpo de adenosina e cheio de café, que bloqueia as entradas do hormônio do cansaço no corpo, dando sensação de disposição.

É tudo uma questão de concorrência. Se livre da adenosina para a entrada da cafeína, e seu corpo estará disposto como nunca.

 

 

Mais de Casual

Turismo automobilístico: hotéis e cruzeiros criam experiências para quem gosta de velocidade

Omoda e Jaecoo: o plano secreto das montadoras chinesas para a estreia no Brasil

Por dentro da oficina de clássicos da Jaguar Land Rover no Brasil

Como harmonizar pratos e vinhos com a estação mais florida do ano