Quem são as duas brasileiras finalistas da Cartier Women’s Initiative 2021

Maison revelará as vencedoras do prêmio em um evento online na quinta-feira, 26
 (Cartier/Divulgação)
(Cartier/Divulgação)
G
GabrielJusto

Publicado em 19/05/2021 às 17:44.

Última atualização em 22/05/2021 às 07:01.

Eliminar intermediários do mercado de pesca e facilitar o acesso ao crédito: com essas ideias, duas brasileiras concorrem ao Cartier Women’s Initiative 2021, um programa internacional de empreendedorismo que busca empoderar mulheres para que elas possam expandir seus negócios e serem vetores de transformação de suas realidades. Foram quase 900 candidatas de mais de 142 países — e apenas 24 delas chegaram à grande final.

Vinda de uma família que já trabalhava com a exportação de peixes, a paraibana Bárbara Granek percebeu que poderia usar a tecnologia e tornar a cadeia de produção desse mercado mais sustentável. Foi então que surgiu a Fishtag, uma startup que aproxima produtores e compradores, formalizando todas as etapas da cadeia e garantindo a procedência dos peixes — só em 2020, a Fishtag cresceu 60%.

Já a recifense Rafa Cavalcanti percebeu que o acesso ao crédito formal era difícil para muitas empreendedoras, que nem sempre cumpriam os requisitos mínimos para conseguir capital de giro nas instituições financeiras tradicionais. A partir disso, Cavalcanti criou o CloQ, um aplicativo de nano-crédito que oferece uma análise mais inclusiva, por considerar o comportamento financeiro do cliente, e não apenas dados do SPC ou do Serasa. Cerca de três quartos dos 15.000 clientes cadastrados são mulheres.

Rafa Cavalcanti, criadora do aplicativo CloQ (Cartier/Divulgação)

Na próxima quinta-feira, 26, um evento online da Cartier revelará as vencedoras desta edição do projeto nas sete regiões do globo. Pela primeira vez, será concedido também o Prêmio Pioneiro em Ciência e Tecnologia, que reconhecerá três mulheres cujos projetos se destacaram nessas áreas.

Antes, nos dias 24 e 25 de maio, a maison também transmitirá encontros virtuais para discutir o empreendedorismo feminino e como melhorar o ambiente de negócios para as gerações futuras. CEO da Cartier, participará do evento digital.

Desde 2006, a Cartier Woman's Initiative já distribuiu mais de 4 milhões de dólares para 260 empreendedoras em 59 países ao redor do globo.