Os curtas brasileiros que estão na semifinal de concurso do YouTube
O vencedor do concurso ganha 500 mil dólares e pode trabalhar com Ridley Scott, diretor de Alien
Da Redação
Publicado em 11 de setembro de 2012 às 17h43.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h21.
São Paulo - Três curtas-metragens brasileiros estão entre os 50 semifinalistas do concurso Youtube Your Film Festival Os filmes “Tempestade”, “Café Turco” e “Cine Rincão” foram selecionados entre mais de 15 mil inscritos para compor a lista aberta ao voto popular que foi divulgada no dia 12 de junho. O concurso é promovido pelo Google e pela produtora Scott Free do diretor Ridley Scott. Dentre os 50 semifinalistas, serão selecionados os 10 melhores curtas segundo votação do público no próprio Youtube . Estes vídeos serão apresentados no Festival de Cinema de Veneza que ocorre entre 28 de agosto e 8 de setembro. O grande vencedor, que será anunciado durante o festival, ganha 500 mil dólares e a oportunidade de produzir um filme junto com a Scott Free. O período de votações termina em 13 de julho. Quem quiser conhecer os três curtas-metragens brasileiros (e os outros 47 semifinalistas) é só acessar o canal do concurso no Youtube e votar no seu favorito.
Clique nas fotos acima para conferir as produções
Clique nas fotos acima para conferir as produções
A animação “Tempestade” foi produzida por César Cabral da Coala Filmes. O curta conta a saga de um marinheiro solitário ao enfrentar uma tempestade com estranhos acontecimentos. A animação foi produzida primeiramente para o Cultura Inglesa Festival que cedeu verba para a produção. O filme de xx minutos foi feito em quatro meses. “Foi um tempo bem curto para um stop-motion de massinha”, diz Cabral. Ele conta que a ideia para a inscrição no concurso veio dos organizadores do Festival de Sundance, onde o filme já foi apresentado. “Os curtas são muito presos ao universo dos festivais e o YouTube é uma janela popular”, diz o diretor, que é formado em Audiovisual pela Universidade de São Paulo.
Foi produzido por Thiago Luciano que nasceu em Campinas, mas vive em São Paulo e não cursou nenhuma universidade de cinema. O curta mostra o encontro de dois supostos inimigos durante uma guerra e suas diferenças culturais e de comunicação. Luciano explica que pretendia criar um dialeto próprio para o filme: “Como não foi possível, escolhi usar duas línguas, o francês e o inglês, para não prender geograficamente a história”, afirma. O filme foi gravado na zona leste de São Paulo, no bairro do Belenzinho. As gravações duraram apenas três dias, mas a produção levou 7 meses. O diretor explicou que a ideia do roteiro veio do próprio ator do filme, Rodrigo Feldman, inspirado em um pedaço de uma peça de teatro chamada “Terra Santa”. O trabalho já foi premiado como o melhor curta do Festival de Paulínia. Mas para se adequar ao concurso, Luciano teve que reduzir 4 minutos do vídeo. “O que é muito para um curta, foi uma dor no coração”.
“Cine Rincão”, dirigido por Fernando Grostein Andrade, conta a história de Paulo Eduardo, que com 15 anos levou um tiro no peito, mas sobreviveu e criou um projeto de cinema para a favela do Rincão, em Osasco. A produção do vídeo foi feita em tempo recorde, apenas 10 dias para roteiro, filmagens, edição e pós-produção. O diretor, que é formado em administração pela FGV, não pensava em se inscrever no concurso, pois ”nunca ganha nada, nem bingo”. Quem insistiu foi a codiretora do curta, Fernanda Fernandes. Andrade acredita que a diferença do seu vídeo para os outros é que “ele mostra o poder transformador da cultura, da educação e do próprio cinema”.
Mais lidas
Mais de Casual
Os olhos atentos de Juliana Pereira, CEO da Montblanc no Brasil e observadora de pássarosOs hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025Matheus Nachtergaele: 'Espero que O Auto da Compadecida 2 lembre como é bom ser brasileiro'
Mais na Exame
Future of MoneyComo 2024 se tornou o ano do bitcoin?