Exame Logo

Os curtas brasileiros que estão na semifinal de concurso do YouTube

O vencedor do concurso ganha 500 mil dólares e pode trabalhar com Ridley Scott, diretor de Alien

Your Film Festival (Reprodução/Youtube)
DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2012 às 17h43.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h21.

São Paulo - Três curtas-metragens brasileiros estão entre os 50 semifinalistas do concurso Youtube Your Film Festival Os filmes “Tempestade”, “Café Turco” e “Cine Rincão” foram selecionados entre mais de 15 mil inscritos para compor a lista aberta ao voto popular que foi divulgada no dia 12 de junho. O concurso é promovido pelo Google e pela produtora Scott Free do diretor Ridley Scott. Dentre os 50 semifinalistas, serão selecionados os 10 melhores curtas segundo votação do público no próprio Youtube . Estes vídeos serão apresentados no Festival de Cinema de Veneza que ocorre entre 28 de agosto e 8 de setembro. O grande vencedor, que será anunciado durante o festival, ganha 500 mil dólares e a oportunidade de produzir um filme junto com a Scott Free. O período de votações termina em 13 de julho. Quem quiser conhecer os três curtas-metragens brasileiros (e os outros 47 semifinalistas) é só acessar o canal do concurso no Youtube e votar no seu favorito.

Clique nas fotos acima para conferir as produções
  • 2. Tempestade

    2 /4

  • Veja também

    A animação “Tempestade” foi produzida por César Cabral da Coala Filmes. O curta conta a saga de um marinheiro solitário ao enfrentar uma tempestade com estranhos acontecimentos. A animação foi produzida primeiramente para o Cultura Inglesa Festival que cedeu verba para a produção. O filme de xx minutos foi feito em quatro meses. “Foi um tempo bem curto para um stop-motion de massinha”, diz Cabral. Ele conta que a ideia para a inscrição no concurso veio dos organizadores do Festival de Sundance, onde o filme já foi apresentado. “Os curtas são muito presos ao universo dos festivais e o YouTube é uma janela popular”, diz o diretor, que é formado em Audiovisual pela Universidade de São Paulo.
  • 3. Café Turco

    3 /4

  • Foi produzido por Thiago Luciano que nasceu em Campinas, mas vive em São Paulo e não cursou nenhuma universidade de cinema. O curta mostra o encontro de dois supostos inimigos durante uma guerra e suas diferenças culturais e de comunicação. Luciano explica que pretendia criar um dialeto próprio para o filme: “Como não foi possível, escolhi usar duas línguas, o francês e o inglês, para não prender geograficamente a história”, afirma. O filme foi gravado na zona leste de São Paulo, no bairro do Belenzinho. As gravações duraram apenas três dias, mas a produção levou 7 meses. O diretor explicou que a ideia do roteiro veio do próprio ator do filme, Rodrigo Feldman, inspirado em um pedaço de uma peça de teatro chamada “Terra Santa”. O trabalho já foi premiado como o melhor curta do Festival de Paulínia. Mas para se adequar ao concurso, Luciano teve que reduzir 4 minutos do vídeo. “O que é muito para um curta, foi uma dor no coração”.
  • 4. Cine Rincão

    4 /4

    “Cine Rincão”, dirigido por Fernando Grostein Andrade, conta a história de Paulo Eduardo, que com 15 anos levou um tiro no peito, mas sobreviveu e criou um projeto de cinema para a favela do Rincão, em Osasco. A produção do vídeo foi feita em tempo recorde, apenas 10 dias para roteiro, filmagens, edição e pós-produção. O diretor, que é formado em administração pela FGV, não pensava em se inscrever no concurso, pois ”nunca ganha nada, nem bingo”. Quem insistiu foi a codiretora do curta, Fernanda Fernandes. Andrade acredita que a diferença do seu vídeo para os outros é que “ele mostra o poder transformador da cultura, da educação e do próprio cinema”.
  • Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEntretenimentoGoogleTecnologia da informaçãoYouTube

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame