Casual

No Oscar, este indicado pode conquistar um prêmio raríssimo

Meryl Streep pode quebrar os recordes de indicações, mas este compositor americano pode entrar para a história com um EGOT

Lin Manuel Miranda: uma vitória no domingo faria dele o 13º EGOT (Nicholas Hunt/Getty Images)

Lin Manuel Miranda: uma vitória no domingo faria dele o 13º EGOT (Nicholas Hunt/Getty Images)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 24 de fevereiro de 2017 às 18h17.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às 18h28.

São Paulo - Neste domingo tem o Oscar 2017 e, além das apostas para melhores atrizes, atores e filmes, um dos indicados pode conseguir um feito raro - e extraordinário.

Mais incrível ainda do que o da atriz Meryl Streep, com seu recorde de 20 indicações, o compositor e ator Lin Manuel Miranda está prestes a entrar para o seleto clube do EGOT, com apenas 12 membros.

Essa é a sigla para as pessoas que se destacaram nas principais premiações da música, da televisão, do cinema e do teatro: Emmy, Grammy, Oscar e Tony.

Concorrendo ao Oscar de melhor canção original com "How Far I’ll Go", da animação "Moana", Lin Manuel já tem uma coleção dos outros prêmios.

O compositor americano de 37 anos ganhou maior destaque com o musical "Hamilton", que escreveu e estrelou na Broadway, e pelo qual recebeu um recorde de 16 indicações no Tony Awards em 2016, ganhando 11 delas, incluindo melhor musical e trilha original.

O musical conta a história de um dos fundadores dos Estados Unidos, Alexander Hamilton, usando ritmos contemporâneos como rap e hip-hop. O livro com suas músicas também lhe rendeu o Pulitzer de Teatro em 2016.

Ele começou sua coleção de troféus com sua primeira peça musical, "In The Heights", que recebeu quatro Tony’s em 2008. A gravação da peça também garantiu o Grammy em 2009 de melhor álbum da Broadway. Ele recebeu seu Emmy em 2014 pela música “Bigger”, que compôs com o músico Tom Kitt para o Tony.

E uma vitória no domingo faria dele o 13º EGOT. 

O compositor e ator Lin Manuel Miranda segurando seu Grammy no palco da peça Hamilton, dia 15/02/2016

- (Theo Wargo/Getty Images)

Entre os que conquistaram o título estão as atrizes Audrey Hepburn e Whoopi Goldberg. Outro compositor, Richard Rogers, estreou o clube em 1962 com um Emmy pela trilha original de um documentário para a televisão sobre Winston Churchill. O último EGOT foi em 2014, também com o Emmy para Robert Lopez, e é o responsável (junto com sua esposa) pela famosa música "Let It Go", da animação "Frozen".

Será que esse grupo ficará maior? A concorrência mais forte para Miranda são as duas músicas de "La La Land", o grande favorito da noite.

Ouça a música "How Far I'll Go" que concorre ao prêmio:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:EmmyGrammyMúsicaOscarTeatro

Mais de Casual

Um por mês e sem hora para acabar. Pesquisa mostra como é o churrasco do brasileiro

Vermute dry brasileiro é eleito o melhor do mundo em concurso internacional

Tênis da Nespresso: conheça o modelo Re:Ground feito com borra de café

Jato queridinho dos brasileiros: fabricante abre centro de manutenção próximo a São Paulo

Mais na Exame