Casual

Exposição imersiva de Picasso chega a São Paulo em março

Pablo Picasso é tema de uma exposição interativa em São Paulo e de uma extensa mostra por Europa e Estados Unidos

Mostra Imagine Picasso: passagem por Lyon, Quebec e Madri. (Divulgação/Divulgação)

Mostra Imagine Picasso: passagem por Lyon, Quebec e Madri. (Divulgação/Divulgação)

Ivan Padilla
Ivan Padilla

Editor de Casual e Especiais

Publicado em 27 de fevereiro de 2023 às 08h00.

"Quando eu tinha 15 anos sabia desenhar como Rafael, mas precisei de uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças”, disse certa vez Pablo Ruiz Picasso. Essa pureza dos traços foi perseguida por ele ao longo de toda a sua carreira. Picasso criou origamis, cerâmicas e histórias, de temáticas históricas a autorretratos. No total foram mais de 120.000 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras e esculturas.

Um pouco da genialidade de Picasso poderá ser visto em Imagine Picasso, exposição imersiva em exibição de 9 de março a 18 de junho de 2023, no MorumbiShopping, em São Paulo. Com uma experiência digital imersiva, serão apresentadas mais de 200 obras-primas de Pablo Picasso (1881-1973), um dos mais influentes artistas do século 20, que revolucionou as formas e a estética acadêmica.

As obras serão exibidas com uma tecnologia chamada Image Totale, que permite aos visitantes interagir de forma multissensorial com as imagens evocativas de diversos períodos do artista, das fases Azul e Rosa até a incursão no cubismo. A mostra tem concepção de Annabelle Mauger e Julien Baron, em colaboração com a historiadora de arte Androula Michael. Já foi apresentada em Lyon, na França, Quebec e Vancouver, no Canadá, e em Atlanta e São Francisco, nos Estados Unidos. No momento está em Madri.

Este será o ano de Picasso. O artista espanhol será tema de mais de 50 exposições pelo mundo devido aos 50 anos de sua morte, no dia 8 de abril de 1973. As mostras estão sendo organizadas principalmente pelos governos espanhol e francês — o artista se exilou em Paris para fugir da perseguição da ditadura de Francisco Franco (1939-1975). Já estão previstas exibições em Mônaco, Alemanha, Suíça, Romênia, Bélgica, além de Espanha e França, e até nos Estados Unidos, em museus como o Petit Palais, em Paris, o Guggenheim, de Bilbao, e o MoMA, de Nova York.

O ano de 2023 ficará também marcado pela abertura do Centre d’Études Picasso no Musée National Picasso-Paris, situado nos espaços históricos e renovados do Hôtel de Rohan, na capital francesa. A ideia é que a documentação sobre o artista esteja toda disponível em uma base de dados com um portal digital, formando assim um centro de referência único sobre o artista com alma de criança.

Imagine Picasso | MorumbiShopping | Av. Roque Petroni Júnior, 1.089, São Paulo | De 9 de março a 18 de junho

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:ArteExposições

Mais de Casual

Adeus à camiseta básica: conheça o novo guarda-roupa no Vale do Silício

O Brasil nunca tomou tanto vinho português e passa os EUA como principal mercado

5 cidades no Brasil para aproveitar festas juninas tradicionais

Como uma sensação vira um perfume? Responsável pela criação de fragrâncias famosas explica

Mais na Exame