Conheça o superiate Ferretti de 250 metros quadrados e R$ 35 milhões

Embarcação do grupo italiano construída no Brasil tem quatro suítes, três andares, lounge na proa com privacidade e capacidade para 18 passageiros
 (Divulgação/Ferretti)
(Divulgação/Ferretti)
Por Ivan PadillaPublicado em 21/04/2022 12:10 | Última atualização em 23/04/2022 17:59Tempo de Leitura: 4 min de leitura

Se fosse uma mansão, o superiate Ferretti Yatchs 850 seria uma propriedade de mais de 250 metros quadrados, três andares, quatro suítes, sala de jantar, grandioso terraço e espaços ao ar livre, tudo finamente mobiliado e decorado com móveis italianos Minotti.

O barco de alto luxo Ferretti Yachts 850, de 85 pés (equivalente a 26 metros de comprimento) é um dos quatro modelos da marca fabricados no Brasil pelo Grupo Okean, único do mundo licenciado para a produção das embarcações da consagrada grife italiana.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

A FY 850 tem como preço de lançamento o valor de 35 milhões de reais, dependendo das configurações, e será lançada oficialmente para o mercado nacional no Salão Náutico Marina Itajaí, que será realizado entre os dias 7 e 10 de julho, em Santa Catarina. Além desta, outras quatro já estão encomendadas e negociadas.

“A Ferretti Yachts 850 traz ao público brasileiro um novo conceito em design e engenharia, pois é o único barco da categoria no Brasil que possui tripulação na proa, duas cabines full beam, plataforma submergível deslizante e pilot house de comando independente”, diz CEO do Grupo Okean, Roberto Paião.

Segundo o executivo, a escolha do Grupo Okean para ser o único estaleiro licenciado da marca italiana no mundo demonstra o nível de profissionalização da empresa. “Em apenas sete anos já estamos aptos para atender aos padrões internacionais de qualidade.”

Maior iate do mundo terá condomínio com 39 apartamentos

Por dentro do Azimut 74, o iate de R$ 23 milhões pensado para o boat office

As embarcações Ferretti são produzidas no parque fabril da Okean, na cidade catarinense de Itajaí, principal polo náutico brasileiro. Com investimento de mais de 100 milhões de reais, a fábrica tem 6.000 metros quadrados — ainda para 2022 está prevista a expansão do estaleiro para 11.000 metros quadrados.

Além da Ferretti Yachts 850, outras embarcações de 55 e 72 pés da marca italiana estão em processos de produção. Inicialmente, quatro modelos da Ferretti serão produzidos no Brasil através do Grupo Okean. São eles: FY 550, FY 670, FY 720 e FY 850.

Por dentro do superiate

A Ferretti Yatchs 850 se destaca pelas espaçosas áreas de lazer e convivência externas e internas, quatro suítes e lavabo no piso superior. As amplas janelas possibilitam uma maior entrada de luz natural e proporcionam uma bela vista do oceano.

No interior do convés principal estão o living, a cozinha, o posto de comando principal (pilot house) e uma sala de jantar com mais de 10 metros de comprimento. O padrão de acabamento é composto de linhas retas, superfícies planas e painéis lineares que redefinem o design de interiores dos iates, com peças exclusivas assinadas por Minotti, Ernestomeda e Roda.

Interior do Ferretti Yachts 850

Interior do Ferretti Yachts 850: luxo e conforto (Ferretti/Divulgação)

Para a cozinha, o layout foi elaborado para atender às necessidades de cada perfil de cliente. Possui um espaço interno separado da sala e um exclusivo acesso da tripulação, longe da área de convivência e das cabines, garantindo assim maior privacidade ao proprietário.

Entre as quatro suítes do convés inferior, a cabine principal foi projetada para ter melhor aproveitamento utilizando a largura total da embarcação. Além da cama de casal, o ambiente conta com uma área de estudo, amplos guarda-roupas e diversos compartimentos de armazenamento.

Na área exterior, o flybridge (pavimento acima do convés principal), também é destaque pelo projeto arquitetônico e aproveitamento de espaços. Há a possibilidade de personalizar os móveis para atender os gostos de cada proprietário, com uma customização que envolvem móveis soltos ou um bar.

Na área de proa, um lounge ao ar livre com sombra proporciona um espaço de relaxamento com privacidade, principalmente quando a embarcação estiver ancorada. O modelo conta com um grande solário central, mesa para aperitivos e confortáveis assentos frente a frente. A embarcação está equipada para receber até 18 passageiros por dia e 12 para pernoite, incluindo a tripulação.

O barco é montado com dois motores MAN 1.900 hp V12. O casco alto da FY 850 possibilita uma navegação estável e extremamente confortável, graças ao sistema de estabilizadores. Detalhes para nos lembrar que estamos, afinal, em um barco, e não em uma casa de alto padrão.