Com gol de vitória, Marta supera Klose e é a maior artilheira das Copas
Seleção brasileira vence a Itália por 1 a 0 e avança às oitavas de final da Copa do Mundo de Futebol Feminino
Beatriz Correia
Publicado em 18 de junho de 2019 às 17h58.
Última atualização em 18 de junho de 2019 às 19h09.
São Paulo — A seleção brasileira feminina de futebol venceu a Itália por 1 a 0 nesta terça-feira (18) em Valenciennes, na França. O resultado da partida foi definido com um gol da camisa 10 do time, Marta, e leva o Brasil para as oitavas de final da Copa do Mundo .
Além disso, a jogadora marcou seu 17º gol em Copas do Mundo e ultrapassou o alemão Miroslav Klose, tornando-se a maior artilheira da história do torneio.
Marta, que começou o jogo entre as titulares, participou da disputa usando um batom escuro. "Muito feliz pela vitória principalmente. Quebrar recordes é algo que acontece naturalmente quando se dedica e se trabalha com amor. Dedico às mulheres. A gente representa todas elas e busca fazer o nosso melhor sempre", afirmou Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo e que marcou pela segunda vez neste torneio - seu outro gol havia saído na derrota por 3 a 2 para a Austrália.
Antes, Marta havia ficado de fora da estreia do Brasil no Mundial, a vitória por 3 a 0 sobre a Jamaica. Ainda sem estar nas melhores condições físicas, foi substituída durante a etapa final do confronto com a Itália, algo que também havia acontecido contra a Austrália, quando também havia conseguido um feito, se tornando a primeira atleta, entre homens e mulheres, a marcar em cinco edições diferentes da Copa.
"Digo que a gente está quebrando muitas barreiras, e esse recorde representa bastante, porque não é só a jogadora Marta, mas as mulheres. Em um esporte que ainda é masculino para muitos, temos uma mulher como a maior artilheira das Copas. É para todas elas", acrescentou.
O time brasileiro dependia apenas do empate para se classificar às oitavas de final. Mas, mesmo com uma derrota, ainda teria chance de continuar na busca pelo título.
Agora, o próximo adversário das brasileiras ainda será definido em função de resultados de outros jogos, mas existe a possibilidade de o Brasil enfrentar a França, anfitriã do torneio.