Birdman toma liderança como favorito ao Oscar após prêmio de produtores
Birdman venceu nove outros filmes, incluindo Boyhood e O Grande Hotel Budapeste, levando o prêmio Producers Guild of America por uma excelente produção de longa
Da Redação
Publicado em 25 de janeiro de 2015 às 09h22.
A sátira do show business Birdman tomou a liderança no que promete ser uma corrida competitiva para melhor filme do Oscar . A produção venceu no sábado o principal prêmio de produtores de Hollywood.
Birdman venceu nove outros filmes, incluindo Boyhood e O Grande Hotel Budapeste, levando o prêmio Producers Guild of America por uma excelente produção de um longa metragem. Os vencedores do Producers Guild têm seguido o caminho de vencer o prêmio de melhor prêmio da academia, maior honra da indústria cinematográfica, nos últimos sete anos.
O filme Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), primeira comédia do diretor e produtor mexicano Alejandro G. Iñárritu, ganhou aclamação da crítica por sua história de um acabado ex-ator que fazia papéis de super-heróis e tenta retornar. O papel principal é interpretado por Michael Keaton, que tem paralelos na vida real com seu personagem.
O filme também inovou em termos visuais, no que parece ser um filmagem contínua dentro dos limites apertados de um teatro da Broadway.
Iñárritu disse que a "única ambição (de sua equipe) era um tipo arriscado e experimental de exploração na terra do cinema, de passar pela mente de um artista com essa complexidade e a mente estressante de Riggan Thomson, interpretada pelo incrível Michael Keaton".
Birdman, dos estúdios Fox Pictures, tem estado entre os favoritos da temporada de premiações de Hollywood. Ele se igualou com O Grande Hotel Budapeste de Wes Anderson com nove indicações ao Oscar cada.
Clique para abrir o link no navegador
Nas últimas semanas, no entanto, Boyhood pareceu ganhar impulso na corrida pelo melhor filme. Especialistas em prêmios acreditam que os eleitores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas querem recompensar o filme indie que o diretor Richard Linklater filmou durante 12 anos com os mesmos atores.
Produtores são influentes na Academia como um dos maiores blocos votantes, junto com os atores, que darão o prêmio Screen Actors Guild para seus colegas neste domingo.
Uma categoria na qual o Producers Guild Awards e a Academia irão diferir será a de melhor animação. O PGA foi para Uma Aventura LEGO, que não foi nomeado ao Oscar, uma das exclusões mais surpreendentes da temporada de prêmios de Hollywood.
A prêmio da Academia, maior noite de Hollywood, acontece dia 22 de fevereiro e nas próximas semanas receberá forte lobby e promoção para influenciar os mais de 6 mil membros votantes.
(Por Mary Milliken)