100 ideias de decoração para fazer em casa gastando pouco
Quer redecorar a casa mas está sem dinheiro? Aqui estão 100 ideias de decoração para você executar em sua casa e dar um up sem gastar muito
Da Redação
Publicado em 16 de outubro de 2015 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h29.
São Paulo - Quer redecorar a casa , mas está sem dinheiro? Aqui estão 100 ideias de decoração para você executar em sua casa e dar um up sem gastar muito. A seleção é do Casa.com, site especializado no tema da Abril. Veja nas imagens 100 ideias bacanas de decoração - muitas delas você mesmo consegue fazer.
Faça uma iluminação fofa com forminhas metálicas de doce, pisca-pisca e furador.
Crie seu próprio organizador com animais de brinquedo, tábua de madeira e cola quente ou parafuso.
Personalize seu relógio com rolhas de vinho e cola quente.
Transforme uma mala em armário de bebidas/mini-bar.
Crie um arranjo com flores e pérolas.
Garrafas de whisky geralmente tem um design refinado e que se destaca entre outras bebidas. Nesta foto, ela deu origem a um pendente. Você pode fazer em casa: com uma fiação adequada, lâmpada e soquete, é possível fazer a parte superior. A lâmpada pode entrar pelo interior, que pode ser cortado.
Se você tiver energia e algumas ferramentas, pode até fazer essa peça em casa: é preciso ter um suporte de madeira onde a garrafa será virada de ponta-cabeça, como é possível conferir na figura. Quem não quer arriscar fazer o comedouro em casa pode comprá-lo no Elo7por R$ 110.
Em jardins, gaiolas podem servir de suporte para vasinhos de plantas. Uma dica é você ficar atento às cores: branco pode contrastar com o verde e criar uma atmosfera incrível.
Uma mala sem utilidade também pode se transformar em uma casinha para seu pet.
Transforme um porta-retrato em um porta-chaves.
Customize um vaso de plantas com rolhas ao redor.
Coloque cimento dentro de uma lâmpada e crie um puxador.
Um papel de parede também pode se customizar uma persiana sem graça e deixar a janela com mais estilo.
Não são apenas garrafas de vidro que podem ser significados e ganhar outros papéis na decoração. Essas garrafas de plástico, por exemplo, foram utilizadas para decorar mesas em um casamento. Uma ótima dica para compor mesas em eventos para receber convidados.
Gaiolas também não fazem mal na hora de receber amigos e familiares e podem servir de objetos para decorar a mesa ou, quando em suporte, criar uma atmosfera cool.
Vasinhos para suas suculentas feitos de rolhas de garrafas de vinho.
Em uma estrutura de madeira, uma mala pode se transformar em uma mesinha de centro. Capriche na escolha da mala e arrase no móvel.
Organizador criativo feito de canecas esmaltadas, tábua + furadeira e parafuso.
Do vinho para um descanso de vinho! As rolhas foram usadas para customizar os descansos de mesa.
Baccarat que se cuide! Diferentes modelos podem ser combinado e fixados em uma estrutura de madeira, na qual fica escondida a fiação. Um faça você mesmo para iniciados.
Renove as gavetas com papel de parede e deixe-as com personalidade.
Faça um vaso suspenso com um coco.
Os barris podem ficar lindos como base para a mesa de centro. Aqui, cortados, ganham um tampo de vidro que dá leveza ao visual. Do Architecture and Design.
Lâmpadas incandescentes podem se transformar em vasinhos suspensos.
Com uma garrafa de bebida você também pode fazer o seu próprio abajur. Escolha a garrafa com o design que mais combina com seu quarto, selecione uma cúpula bonita e faça você mesmo.
Os degraus das escadas não precisam ser brancos e ser graça. Imprima cor de deixe-se este cantinho com a sua cara com papel de parede.
Uma mala acima de um banquinho pode se transformar em uma linda mesa de canto. Arrase na pintura para não deixar a combinação de cores assustadora.
Aqui, a gaiola aparece como cabeceira da cama, dialogando com um ambiente discreto. No seu interior, várias esculturas de pássaros são as protagonistas e chamam a atenção dos visitantes.
Quem não tem conhecimentos elétricos (ou coragem) para trabalhar com fios e lâmpadas pode fazer um lustre mais modesto. Esse é abastecido com velas e pode ser uma boa opção para jantares ao ar livres, onde a energia elétrica não chega. Basta ter uma estrutura para pendurar a estrutura com as garrafas e colocar as velas nelas.
Aqui, o barril é usado na posição deitado, também cortado ao meio. O tampo de madeira contribui para um aspecto mais rústico. Do Decozilla.
No jardim, as malas também podem ficar lindas. Aqui, por exemplo, ela se transformou em um vaso para plantas.
Móveis podem ganhar uma nova roupagem com papel de parede...
... eletrodomésticos também!
Papel de parede também pode ser usado para customizar abajur.
Com garrafas e potes de vidro, é possível criar arranjos de mesa para todos os gostos. Opte pela bebida com a estrutura que mais combina com seu estilo e escolha as flores. Se necessário, customize as garrafas – observe como pintá-las de dourado podem imprimir um tom mais chic à décor.
Outro exemplo em que a decoração com gaiolas inspirou um faça você mesmo. Aqui, vasinhos com flores foram utilizados.
Uma estrutura de metal pode se transformar em uma cabeceira. Criada pela leitora Marize Elizabeth Trizotto
Encape o estofado de um móvel e o renove.
Chega de ter aquela cabeceira de cama sem graça. Invista em um papel de parede para customizar a parte superior do móvel e tornar o lugar onde você dorme mais aconchegante.
Uma base e um corte retangular transformaram este barril em um perfeito vaso. DoDecozilla.
Ambientes externos também podem ser decorados com garrafas. Aqui, elas foram fixadas a caixas de feira e revestidas de barbante e deram origem a arranjos de paredes para varandas, terraços, quintais. Inspire-se e crie o seu.
Invista nas composições. Do lixo ao luxo. Neste cantinho do restaurante paulistano Sarrasin, o gracioso arranjo fixado na superfície ocre é uma prova de que o casamento entre decoração e sustentabilidade dá certo. Da cozinha, vieram os itens que compõem a ambientação: apoiada em um suporte de parede no centro do conjunto, a garrafa de cerveja sem o rótulo abriga duas delicadas flores de tecido. Ao redor dela, agrupam-se cinco latinhas de azeite vazias, uma de cada cor.
Pinte um copo e transforme-o em vaso.
Customize seu banquinho.
Um arranjo com flores artificiais dentro desta gaiola colorida.
Outra ideia para customizar a cabeceira em casa é pintá-la na própria parede.
Madeira, seixos e vidro formam esta mesa de centro. Pintados na cor Concreto (Piso Premium, da Suvinil), dois estrados de 1 x 1 m foram empilhados de ponta-cabeça e parafusados. Abaixo do tampo de 20 mm de espessura, as pedras cobrem as ripas e deixam passar a luz suave de um spot, colocado na base. “Uma luminária a pilha resolve se não existir um ponto elétrico próximo”, diz o designer Lupercio Manoel e Souza, autor do projeto exposto na Casa Cor Paraná 2012.
Suspenso por cordas, aqui o barril virou balanço. Do Beauty Harmony Life.
Rolha. A rolha pode servir como marcador de assento ou recado de boas vindas. Para preparar este marcador, basta cortar (com estilete) a rolha, horizontalmente, e fazer uma fenda (também com o estilete) para encaixar o papel.
Garrafa Pet. Nem parece, mas este revisteiro da foto foi feito com garrafa Pet transparente. Para fazer igual, corte o gargalo com uma tesoura. Você acha que vai ter dificuldade? O decorador Samir Zavitoski dá uma dica: “É só apertar a garrafa em um dos lados. Em seguida, você faz o primeiro corte e pronto!”, explica. Já o acabamento na borda (repare que ela é viradinha) foi feito com o ferro de passar roupa quente. Mas não encoste o ferro na garrafa pet! O procedimento é simples: esquente-o, quando estiver bem quente (mas sem vapor!) passe pela borda. A garrafa pet automaticamente vai virar o que deixa a borda arredondada. Fixe o fundo da garrafa sobre uma tábua e pendure na parede. As cadeiras são da Desmobilia, a almofada de tecido é da Tantum.
Composição é uma ideia incrível para imprimir personalidade no ambiente. A regra é seguir a intuição. Cada item exposto na parede da sala do artista plástico James Kudo tem uma história ou um laço afetivo com o morador. Tudo começou com um fragmento de madeira encontrado à beira-mar: o formato, semelhante ao de uma casa, aguçou a criatividade de James, que esculpiu uma portinha na peça e a instalou em um cantinho da superfície (acima da cadeira, ao lado do shape de skate). Daí em diante, novos objetos e pinturas a óleo assinados por ele e por amigos foram, aos poucos, juntando-se em um harmonioso mosaico de memórias sem planejamento definido.
De visual leve, a cabeceira de Silvia Rodrigues tem cores vivas e é sustentada por um varão.
Cabides. Expor fotos no cabide é a novidade. As lindas imagens clicadas pela fotógrafa Cacá Bratke ganham vida nova com estes arranjos de parede. Os cabides, usados como suporte, e a luminária são da Tok Stok. Esta mesa é da Desmobilia.
Bateria de carro. Você já deve ter visto pendentes feitos com várias lâmpadas unidas apenas pelos fios. Aqui, a ideia de Samir Zavitoski foi criar um efeito ainda mais divertido usando aquelas luminárias próprias para baterias de carro. Elas são vendidas em lojas de R$ 1,99 e podem ser encontradas em várias cores. Samir escolheu todos em um único tom: laranja. O cabo dessas luminárias tem garras próprias para baterias, então, foi preciso um pouquinho de habilidade de eletricista...mas nada muito complicado, não. Você deve cortar a ponta dos cabos (onde fica a garra) de todas as luminárias (o Samir usou cinco delas). Na sequência, basta unir todos os fios positivos com fita isolante de um lado, e todos os fios negativos com fita isolante do outro. Daí, você precisará de um fio de 2,5 polegas com plug para tomada (aqueles de extensão em que os fios positivos ficam separados dos fios negativos também) faça a ligação e pronto. Essa luminária é ligada ou desligada diretamente na tomada. Mas também é possível utilizar fios que já vem com interruptores, próprios para abajour. Com um ganchinho (ou pitão) você deixa a luminária pendurada no teto.
“Fatias” do barril podem ser usados como nichos e fixados na parede, como aqui neste banheiro. Do Top Dreamer.
Embalagem de ovos. O formato interno da peça, com divisórias, sugere a adaptação para um novo uso: separar botões, carretéis de linha, alfinetes e agulhas. Para se transformar em organizador, a embalagem de papelão recebeu duas demãos de tinta acrílica (Acrilex), com o período de secagem de uma hora entre elas. Almofadas de tecido - feitas de retalhos da Fernando Maluhy com recheio de manta acrílica - acomodam os alfinetes. O modelo retangular foi fixado na tampa com cola branca. Botões da We Care About, fita métrica e linhas da Coats Corrente.
Tecido e garrada pet podem virar um lindo cachepô. Anote aí, você irá precisar de: garrafa pet, tecidos, fita pompom, cola branca, tesoura, estilete, furador, cordão colorido. Com o auxílio de um estilete, faça um furo no meio da garrafa e divida-a em duas partes. Cole o tecido ao redor de toda a garrafa. Com um furador, faça os futos para o cordão. Faça o acabamento.
Rolhas. Samir Zavitoski comprou um porta-retrato e, no seu interior, colou várias metades de rolhas, cortadas horizontalmente. As rolhas foram coladas com cola quente e foram inseridos alfinetes entre elas para segurar chaves e outros objetos.
Duas bases, uma abertura em uma das extremidades e pronto: uma casinha confortável que serve até para cachorros grandes.
Faça uma composição com relógios. São tantos que eles até lembram “Alice no país das Maravilhas”! As peças vieram da Cecília Dale, Camicado e Raízes Design.
Transforme pratos em quadros. O muro branco se encheu de vida com um recurso simples e baratinho. Discos de PVC, de 70 cm de diâmetro e 4 mm de espessura, foram revestidos de adesivos vinílicos estampados com motivos orientais e grafismos, criados pelo estilista Carlos Christofani, da loja Polly Maggoo, de São Paulo. Como o arranjo está em uma área externa, o material ganhou uma camada protetora de verniz incolor. Dispostos em três fileiras, os círculos mantêm um afastamento de 20 cm uns dos outros e, por meio de suportes metálicos, ficam a 10 cm da parede.
Todo mundo precisa de um cantinho para pendurar bolsas e casacos ao chegar em casa, certo? Pensando em criar uma peça exclusiva e econômica, a repórter visual Daniela Arend, do Rio de Janeiro, reaproveitou um velho palete, que conquistou nova função depois de repaginado e fixado na parede com buchas e parafusos. “Como o espaço ao lado da porta não era muito grande, medi a área de que dispunha e serrei a madeira”, explica.
Dois pallets encontrados na rua foram reformados e deram origem à cabeceira de Bruna Kehl.
Rolhas. A rolha, fatiada, customiza a moldura de um porta-retrato. Após cortá-la, Samir colou as fatias ao redor do porta-retrato, usando cola quente.
Espelhos. Estes espelhos emoldurados com adesivos são simples e de efeito. Risque a moldura no plástico adesivo no lado do avesso. Em seguida, recorte e adesive sobre a parede. Sobre a moldura coloque o espelho fixando com fita dupla face.
Chinelo antigo. Além do chinelo, você precisará de cola quente, retalhos e flores de feltros, flores naturais e vasinhos pequenos. Com cola quente, cole as flores de feltro nas tiras do chinelo. Você também pode colar retalhos de tecidos coloridos. Com o auxílio de um martelo, pendure os chinelos nas paredes. Pinte pequenos vasos de vidro com cores alegres e divertidas. Em seguida, coloque flores naturais. Encaixe os vasinhos nas tiras dos chinelos de modo que fiquem bem presos! Se quiser ousar, pendure também colares havaianos próximos aos chinelos e espalhe essa ideia pela casa toda!
Capinhas de CD. Já imaginou um painel colorido feito de capinhas de CD? Selecione algumas cores, coloque um papel do tipo colorset por dentro das capinhas e disponha sobre a parede de forma simétrica. Fica lindo, não? Na foto, a luminária e as garrafas são da Art de Vie e o relógio é da Minha Avó Tinha.
Reaproveite caixotes. Lixar em etapas é o segredo para a peça ficar bonita. primeiro, use uma folha grossa apenas onde a madeira estiver mais desgastada. Com uma média, esfregue toda a superfície, mas atentando para não danificar as inscrições. Dê acabamento com lixa fina e utilize um pano seco para retirar o pó. Em uma das laterais, marque com fita crepe três listras de diferentes espessuras. pinte-as com tinta esmalte, própria para o material. Depois de instalados os rodízios com freio, cole protetores adesivos de silicone, antiderrapantes, nos cantos da caixa e apoie o tampo de vidro.
Faça luminárias com latinhas de atum.
Um dos vários jeitos de usar o barril para guardar vinhos é assim, criando furos circulares para sustentar as garrafas na horizontal.
Adriana Raday reaproveitou uma antiga porteira para criar a cabeceira de seu quarto de hóspedes. “Trata-se uma porteira de fazenda para dar um ar bucólico. Sempre brinco com minhas visitas para que abram a porteira de suas imaginações”, diz.
Faça uma estante com cavaletes.
Para montar esta jardineira, o palete já foi comprado na medida de 1 x 1, entretanto é possível adaptar uma peça de tamanho padrão serrando as réguas. O módulo lixado recebeu verniz marítimo incolor, oferecendo mais resistência à madeira, que fica em contato com a água da rega e da chuva. Presos nas pranchas com pregos, oito cachepôs configuram uma mini-horta.
Aqui um pedaço fino do perfil do barril serve como estrutura para este suporte para temperos.
Mergulhe uma vasinho/pote em um pote de tinta e deixe-o parecido com ouro.
Nesta foto, a rolha é usada como carimbo. Ela foi pintada com tinta para tecido e foi utilizado um pincel com cerdas macias.
Faça arranjos de parede com gavetas antigas.
Os vidros de conservas viraram suporte para velas e a garrafinha d’água se transformou em um vaso de flores. As velas boiam no vidro com água. O detalhe que faz a diferença é a tira de papel decorativo em volta dos vidros.
Expor fotos no cabide é a novidade. As lindas imagens clicadas pela fotógrafa Cacá Bratke ganham vida nova com estes arranjos de parede.
Caixas de suco se transformam em vasos divertidos.
A rolha funciona como um porta-guardanapo. Basta furá-la com uma chave Phillips no sentido mais curto e a rolha irá correr nesse sentido.
Monte um candelabro diferente com taças de cristal.
Para decorar o vidro para receber a vela, o produtor Samir Zavitoski escolhe três tons de areia que variavam entre branco e cinza. Ele preencheu metade do vidro com areia e encaixou a vela. Em seguida, ele completou o vidro com mais areia colorida.
Renove seu armário com adesivo vinílico.
Para criar esta luminária, basta furar a tampa e adaptar um soquete – fixe a lâmpada nele e feche o vidro.
Use garrafas pets para criar um jardim vertical.
Crie um biombo com tecido e pedaços de madeira.
E por que não usar os vidros para armazenar temperos? Aqui a inovação vem nas tampas dos vidros, que foram encapadas com adesivo preto. Para identificar a especiaria, é só escrever o nome dela com giz branco.
A rolha também pode funcionar como um chaveiro. A preparação é bem simples: Samir passou um pitão (aquela parte de dentro do chaveiro) de fora a fora da rolha.
Vidros de papinha podem virar lindos vasinhos de parede. Para fazer igual, é só colocar um arame em volta da boca do vidro com o auxílio de um alicate. Em seguida, escolha as flores e encha o vaso com água.
Para criar este efeito lindo, enchem-se pequenos frascos de vidro com água e corante alimentício. Em seguida, os vidrinhos com rolha foram presos a um fio de nylon suspenso com um cabo de vassoura. Ele é quase um móbile e fica incrível pendurado na janela!
Faça uma sapateira-banco com um caixote de feira.
Transforme um balde que está em desuso em uma luminária.
Aplique papel de parede em um móvel e deixe ele com uma nova roupagem.
Esta ideia é bem simples: após a limpeza do vidro, tudo o que você precisa fazer é envolver o recipiente com tiras de tecido xadrez de algodão e grudá-las com cola pano. Cada um dos vidros armazena um tipo de talher.
Os vidros também podem servir para organizar lãs, fitas ou linhas. Para criar este efeito, fure a tampa com a ajuda de um prego e passe os fios pelo orifício. Fica até decorativo, não acha?
Monte um jardim vertical em uma sapateira.
Talheres podem ser ganchos incríveis para pendurar panos.
Ressignifique móveis. Aqui, a escada de madeira antiga virou apoio para minijardim.
Confira aqui 10 minicasas que você pode alugar nas férias
Mais lidas
Mais de Casual
Os 10 melhores restaurantes do Brasil em 2024: veja o rankingOs olhos atentos de Juliana Pereira, CEO da Montblanc no Brasil e observadora de pássarosOs hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025