10 peças de design que vão te fazer acreditar no mundo
Pensados para pessoas com dificuldades, limitações e deficiências, estes dez projetos vão restaurar a sua fé na humanidade
Da Redação
Publicado em 29 de junho de 2016 às 07h47.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h12.
Inovador, o design tem o poder de mudar as nossas rotinas e o modo como interagimos com o mundo. E se ele for usado em auxílio aqueles que sofrem dificuldades, limitações e deficiências, que têm necessidades especiais e podem retomar independência e melhorar a qualidade de vida com projetos como os dez que apresentamos abaixo. Confira esta galeria toda especial.
Casa da árvore acessível - Com dificuldade para brincar com os primos na área externa da casa por conta da cadeira de rodas, Hayden Trigg, que sofre de paralisia cerebral e de uma malformação na espinha, ganhou um presente e tanto: a pedido da Make a Wish Foundation, a empresa construtora de casas da árvore Austin Tree Houses criou um modelo acessível -- ainda para quem está sob rodas -- feita especialmente para ele.
Desenvolvidos para pessoas com tremores, como as que sofrem da doença de Parkinson, os utensílios Liftware possuem um estabilizador, que faz com que o garfo e as colheres tremam 70% menos, permitindo maior independência.
Você sofre de estresse, ansiedade e insônia? Um cobertor especial e pesado, preenchido com pellets de plástico, pode ser a solução. Assim como uma massagem, o produto funciona com um tipo terapêutico de estimulação de toque com pressão profunda (Deep Pressure Touch Stimulation, DPTS) e pode auxiliar, inclusive, quem sofre com depressão, estresse pós-traumático e transtorno bipolar.
A piscina é uma terapia conhecida para pessoas com deficiência e idosos, mas entrar na água pode ser difícil para essas pessoas. Foi pensando nisso que as autoridades olímpicas dos Jogos de 2012 criaram uma competição para o design de um elevador aquático. O vencedor, Poolpod, pode ser usado com ou sem uma cadeira de rodas submersa.
Construído especialmente para pessoas com deficiência, o resort de férias e de esportes Musholm contém 24 casas, que levam a assinatura do estúdio dinamarquês AART Architects. Ele é reconhecido como um dos prédios mais acessíveis do mundo.
Com ou sem pia, as bancadas Chopchop, do designer industrial alemão Dirk Biotto, permitem uma customização que se adapta às necessidades do usuário. A altura, por exemplo, pode ser regulada, e alguns acessórios auxiliam o preparo dos alimentos, como uma pia com escorredor encaixável ou a mangueira extensível, enquanto o painel perfurado (pegboard) deixa os pratos e utensílios à mão.
Do designer gráfico inglês Daniel Britton, a exposição Dyslexia proporcionou uma experiência visual aos visitantes, que sentiram na pele as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que sofrem com a dislexia, um transtorno que interfere na leitura e escrita.
Com a intenção de auxiliar em exercícios de levantamento de peso, o exoesqueleto "o braço titã", criado por quatro estudantes de engenharia da universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, venceu o prêmio James Dyson Award de 2013 e pode auxiliar pacientes em reabilitação por conta de um AVC ou machucado.
Vinte designers e arquitetos assinaram, a convite da incorporadora inglesa Cathedral Group, as casas de boneca que compuseram a exposição "A Doll’s House". As peças tinham que ter pelo menos um elemento que facilitasse a vida de uma criança com deficiência e foram vendidas para arrecadar fundos para o grupo de caridade KIDS.
Com o objetivo de restabelecer a dignidade e a independência dos moradores de rua de São Francisco, na Califórnia, o Lava Mae transforma ônibus em chuveiros e banheiros móveis.
Mais lidas
Mais de Casual
Os hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025Matheus Nachtergaele: 'Espero que O Auto da Compadecida 2 lembre como é bom ser brasileiro'Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano