Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:
seloCarreira

Tem olheiro na área

As empresas estão frequentando eventos para encontrar bons profissionais. Saiba como você pode se beneficiar desse movimento

Modo escuro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

V
Vanessa Vieira

Publicado em 13 de junho de 2013, 07h48.

São Paulo - O analista de sistemas Ricardo Calvo Rodrigues, de 28 anos, foi à Campus Party, feira de tecnologia realizada em janeiro, para assistir a palestras e rever amigos que conheceu na edição anterior do evento. Pelo Twitter, leu que a Telefônica estava contratando. Incentivado por colegas, deixou o currículo no estande da empresa. No segundo dia do evento, recebeu mais uma mensagem pelo Twitter. Um representante da companhia queria conversar com ele ali mesmo, durante a feira.

Chamou a atenção dos recrutadores o fato de Ricardo, apesar de jovem, ter mais de dez anos de experiência profissional e conhecer várias linguagens de programação. Dez dias após deixar o currículo na Campus Party, ele estava contratado para o posto de analista de sistemas da Telefônica. “Foi tudo muito rápido, me surpreendi. Não fui à feira com a intenção de conseguir um novo trabalho”, diz ele. O caso de Ricardo não é um evento isolado. 

Com o gargalo de mão de obra qualificada na área, esses eventos são uma ótima oportunidade para você conhecer recrutadores de grandes empresas e ampliar sua rede de relacionamentos. Mais empresas têm se dado conta de que essas feiras reúnem os melhores talentos na área de tecnologia. “Ali pode estar o criador do nosso Facebook ou do nosso Google”, diz Françoise Trapenard, diretora executiva de recursos humanos da Telefônica.

Mas as organizações precisaram inovar na estratégia para identificar os candidatos mais interessantes. “Esses jovens costumam manter blogs de tecnologia ou desenvolver aplicativos nas horas vagas, coisas que, em muitos casos, exigem um conhecimento profundo, porém, eles fazem por diversão”, diz Maria de Fátima Albuquerque, diretora de relações humanas da Totvs.

Para atrair a atenção dos participantes da Campus Party, a Telefônica divulgou palestras e vagas pelo Twitter e pelo Facebook. Além disso, funcionários do Centro de Inovação da companhia foram trabalhar nas bancadas da feira, como qualquer “campuseiro”. Eles atuavam como olheiros e puxavam conversa com candidatos potencialmente interessantes para completar a equipe. “Foi um jeito de conhecer as pessoas de uma forma mais espontânea, sem dissimulações, porque elas não sabem que estão sendo avaliadas”, diz Benedito Fayan, diretor do Centro.

Portanto, quando frequentar eventos desse tipo, fique ligado nos recrutadores de grandes companhias. Eles podem ser identificados pelo crachá ou então pelas perguntas que fazem. A Vivo costuma enviar seus olheiros para esses eventos só à noite. “É o melhor horário para interagir com os jovens, pois estão mais relaxados. As pessoas ficam jogando ou fazendo downloads, por isso é o período mais descontraído para você se aproximar da tela do cara, ver no que ele está trabalhando e começar a conversar”, diz o engenheiro Clécio Marquetti, um dos olheiros da empresa.

Durante a conversa, esses recrutadores, apelidados de “evangelizadores”, têm a missão de falar sobre a companhia e inspirar os possíveis candidatos a pensar na possibilidade de trabalhar na empresa. Portanto, adicione os eventos ao seu calendário online, atualize o currículo e boa sorte.

Últimas Notícias

ver mais
Capacite-se em ESG: curso online e gratuito com certificado está com inscrições abertas
seloCarreira

Capacite-se em ESG: curso online e gratuito com certificado está com inscrições abertas

Há 12 horas
Concurso do Banco do Brasil: inscrições encerram hoje, veja como se inscrever
seloCarreira

Concurso do Banco do Brasil: inscrições encerram hoje, veja como participar

Há 14 horas
Por que tarefas simples podem ser a maior fonte de estresse no trabalho — e como evitar o problema
seloCarreira

Por que tarefas simples podem ser a maior fonte de estresse no trabalho

Há 17 horas
Expert em Metaverso: leia projetos de alunas do curso de EXAME Academy
seloCarreira

Expert em Metaverso: leia projetos de alunas do curso de EXAME Academy

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais