Potências Negras Tec: evento gratuito busca inserir negros na tecnologia
No Potências Negras Tec os participantes terão contato com palestrantes, equipe de recrutamento de grandes empresas e mais
Marina Filippe
Publicado em 31 de julho de 2021 às 08h00.
Última atualização em 2 de agosto de 2021 às 09h17.
O mercado de tecnologia segue em alta, mas ainda pouco diverso, uma vez que 58,3% dos profissionais do setor são brancos e 68,3% são homens, segundo a pesquisa “Quem Coda o Brasil?”, realizada pela PretaLab, em parceria com a ThoughtWorks. Com o objetivo de mudar este cenário, acontece em 14 de agosto o Potências Negras Tec, evento gratuito para impulsionar a carreira de pretos e pardos na tecnologia.
Quer abrir a sua própria startup? Aprenda com os fundadores da ACE Startups
A jornada Potências Negras é uma cocriação da escola com foco em diversidade Profissas e da consultora de diversidade e inclusão Ana Minuto. No encontro, os participantes poderão se conectar com oportunidades e com a equipe de recrutadores das empresas patrocinadoras como Itaú, Trybe, ifood, Grupo Boticário, Mercado Livre, Randstad, Will Bank, Rocketseat, Globo, AmbevTech, Creditas, 99, Tera, Ame Digital, Escale e Amazon AWS.
Já entre as palestras, painéis, entrevistas e atrações culturais estarão, por exemplo, Karen Santos, presidente da UX para Minas Pretas, Fernando França, gerente de UX no Nubank e Felipe Dutra Furtado, gestor de TI da Globo.
"Das mais de 20 mil pessoas em nossa comunidade, 70% revelaram interesse em migrar para a área da tecnologia. Isso reforçou a necessidade de fazermos um evento com o propósito de enegrecer a área", afirma Victor Lambertucci, presidente da Profissas.
A mitigação da desigualdade racial no mercado é o motor do evento. "Teremos mais de 420 mil vagas na área de tecnologia até 2024 e formamos apenas 42 mil pessoas por ano. Quando se fala em enegrecer esse mercado, sabemos que o desafio é exponencialmente maior", diz Ana Minuto, cocriadora do Potências Negras.
As inscrições podem ser realizadas no site do evento.
Potências Negras
Esta não é a primeira realização do Potências Negras.A trilha começou em março de 2021 com o Summit, e segue com conteúdos mensais e experiências criadas para a comunidade. Neste ano mais de meio milhão de pessoas foram impactadas com as iniciativas.
Um exemplo dos trabalhos do Potências Negras é o Potências de Casa Grupo Boticário, realizado em julho. Empresas como Loft e ifood são outros clientes para ações de sensibilização em diferentes escopos da diversidade e inclusão.