O que Marissa Mayer, do Google, pergunta em entrevista

Questões revelam que companhia não quer saber apenas o que está no currículo e, sim, quem o candidato é, de verdade; veja outras 12 perguntas do Google
Marissa Mayer, executiva do Google, quer saber quem o candidato é - para além do que está no currículo (Google/Divulgação)
Marissa Mayer, executiva do Google, quer saber quem o candidato é - para além do que está no currículo (Google/Divulgação)
T
Talita AbrantesPublicado em 16/07/2012 às 17:30.

São Paulo – Para dar uma forcinha para os candidatos a googler, a vice-presidente de produtos e musa do Google Marissa Mayer revelou, ontem em evento, duas das perguntas que sempre faz nas entrevistas de emprego, segundo reportagem do Techcrunch.

Apesar da ofensiva do Facebook (e de outras empresas cool por aí), o Google segue como uma das companhias dos sonhos da Geração Y.

Fato que implica em processos de seleção mais concorridos do que o vestibular da Universidade de São Paulo, como afirmou o presidente da operação brasileira Fábio Coelho em entrevista recente.

Na busca pelos melhores (e mais coerentes com a proposta de Larry Page e Sergey Brin), o Google inova (e, em alguns casos, apavora) nos processos de seleção. As questões reveladas por Marissa são exemplo disso. Confira:

. Qual é a coisa mais legal que você viu nos últimos seis meses?

. O que você tem que você ama?

De acordo com André Asseff, essas perguntas buscam investigar a essência do candidato – tópico caro para as empresas atualmente.

Por isso, “não interessa qual foi o momento, a situação, a notícia ou a ocorrência que chamou mais atenção”, diz o especialista. “O que ela busca é uma resposta que efetivamente seja a sua essência”.

Diante de perguntas como essas, é quase impossível bancar algo que não se é. Por conta disso, não só o Google, mas outras empresas estão investindo em etapas do processo de seleção com o objetivo de investigar indícios dos valores que movem cada candidato.

Para não escorregar, a dica é simples: não tente bancar algo diferente do que você realmente é apenas para agradar. “Você nunca consegue ser o que você não é e estar onde voce não está”, diz Asseff.

Confira outras 12 perguntas de entrevista do Google na próxima página e 6 lições que elas trazem.


1. O que é dois para a potência de 64? (Engenheiro de software)

2. Imagine um armário repleto de camisetas. É muito difícil encontrar uma camiseta nele. Então, como você organizaria o armário para encontrá-las facilmente? (Gerente de produto)

3. Projete um plano de evacuação para São Franscisco (Gerente de produto)

4.  Se você fosse o Gerente de Produto do Google Adwords, como faria um plano de marketing desse produto? (Gerente de marketing de produto)

5. Quem são os principais concorrentes do Google e como Google compete com eles? (Gerente de marketing de produto)

6. Se você fosse o gerente de marketing de produto do Gmail, como faria um plano de marketing para alcançar 100 milhões de clientes em seis meses?(Gerente de marketing de produto)

7. Quanto você acha que o Google fatura diariamente apenas com as propagandas no Gmail? (Gerente de marketing de produto)

 8. Você é o capitão de um navio pirata e sua tripulação fará uma votação para definir como o ouro será dividido. Se menos da metade dos piratas concordar com sua proposta, você será morto.Como você recomendaria um meio para dividir o ouro de forma a ganhar uma boa recompensa mas ao mesmo tempo sobreviver? (Engenheiro-chefe)

9. Quantas bolas de golfe cabem em um ônibus escolar? (Gerente de produto)

10. Explique, em três sentenças, o que é uma base de dados para seu primo de oito anos. (Gerente de produto)

11. Que método você usaria para encontrar uma palavra no dicionário? (Engenheiro de software)

12. Como você armazenaria 1 milhão de números telefônicos? (Engenheiro de software)

Veja também o que aprender com cada uma dessas perguntas de entrevista do Google.