Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:
seloCarreira

Lista traz as mulheres que mais se destacam em inovação aberta no Brasil

Levantamento criado pela Future Dojo e pela B2Mamy mostra executivas que podem servir de exemplo para quem quer se destacar nessa área

Modo escuro

Dani Junco, Milena Fonseca, Bedy Yang, Amanda Graciano, Ana Virginia Carnaúba: lideranças femininas de destaque (Montagem de Eduardo Frazão/Divulgação)

Dani Junco, Milena Fonseca, Bedy Yang, Amanda Graciano, Ana Virginia Carnaúba: lideranças femininas de destaque (Montagem de Eduardo Frazão/Divulgação)

D
Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2021 às, 16h44.

Última atualização em 26 de agosto de 2021 às, 10h34.

A relação entre equidade de gênero em postos executivos e os melhores resultados por uma empresa já foi comprovada por diversas pesquisas.

Recentemente, um levantamento da McKinsey feito com empresas da América Latina, por exemplo, apontou uma melhora de 14% nos indicadores de companhias que tinham uma divisão equilibrada entre homens e mulheres nos postos gerenciais.

Quer se tornar uma líder da inovação aberta? Conheça o Women In Innovation, imersão da Future Dojo

No mercado de inovação, onde qualquer vantagem pode fazer grande diferença, um indicador como esse se torna ainda mais relevante. Não é de estranhar, portanto, que mulheres venham sendo cada vez mais cortejadas para assumir postos nessa área.

Um levantamento do 100 Open Startups, consultoria especializada na conexão entre grandes empresas e startups, mostrou que 40% dos postos de gestão em programas de inovação aberta hoje são ocupados por mulheres.

Uma lista feita pela Future Dojo, joint-venture de educação da EXAME e da ACE, reuniu 20 dessas mulheres, como forma de inspirar outras executivas que queiram trilhar o mesmo caminho de liderança na área de inovação.

Abaixo, selecionamos algumas dessas mulheres e explicamos por que elas se tornaram referência em inovação. A lista completa pode ser baixada neste link.

Amanda Graciano

A head de startups no Cubo, programa de conexão com startups do Itaú, é Top Voice do LinkedIn e referência quando o assunto é inovação e transformação digital.

Ao longo da carreira, Amanda acompanhou o desenvolvimento e crescimento de mais de 400 empresas e, em suas redes sociais, compartilha diversas ideias e achados sobre tecnologia e inovação, como forma de democratizar o conhecimento sobre esses assuntos.

Ana Virginia Carnaúba

Atualmente, Ana Carnaúba é líder da universidade corporativa da Deloitte. Antes, atuou por 13 anos no setor imobiliário, tendo trabalhado nas áreas de expansão, aquisição e desenvolvimento de empresas como Camargo Corrêa, Casa Pinar e Cipesa.

A executiva ajudou a desenvolver diversos planejamentos estratégicos para construção de business cases de startups e prestou mentorias com foco em desenvolvimento de produtos. 

Bedy Yang

A sócia da aceleradora americana 500 Startups é uma das mulheres mais admiradas e ativas no ecossistema brasileiro de startups. Antes de virar investidora, foi dona de uma loja que vendia produtos artesanais brasileiros em São Francisco (USA).

Em 2009, fundou o evento BRNewTech e a rede +Innovators, que conecta startups promissoras aos maiores investidores do Vale do Silício. Bedy é uma grande especialista em startups iniciais e costuma comentar sobre inovação aberta, investimentos e o ecossistema de startups no mundo todo.

Conheça o Women In Innovation. A imersão da Future Dojo que vai formar as próximas líderes de inovação aberta no Brasil

Dani Junco

Dani fundou a primeira aceleradora que conecta mães empreendedoras ao ecossistema de inovação, a B2Mamy. Especialista em marketing com foco em branding, a empreendedora transformou sua dificuldade – voltar ao mercado de trabalho após ter se tornado mãe – em uma solução para outras mulheres com filhos que desejam empreender.

A executiva acredita que as mulheres podem equilibrar seus papéis em suas carreiras e na administração da família, se tornando líderes em seus trabalhos.

Milena Fonseca

A COO da ACE Cortex, braço de consultoria de inovação da ACE, de onde é sócia, já atuou na construção de mais de 30 novos negócios para 25 das 100 maiores corporações brasileiras e multinacionais que operam no país, nos mais diversos setores.

Atua diretamente com os funcionários e a liderança das empresas, ajudando-os a aprimorar suas metodologias, como Lean Startup e Scrum, e também a prototipar e construir seus novos negócios.

A digitalização do mercado de trabalho vai roubar seu emprego? Saiba como se adaptar. Assine a EXAME.

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.

 

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.

 

Últimas Notícias

ver mais
'Soft skills'? A geração Z quer mesmo é aprender as chamadas 'hard skills'. Entenda
seloCarreira

'Soft skills'? A geração Z quer mesmo é aprender as chamadas 'hard skills'. Entenda

Há 9 horas
Quer trabalhar de qualquer lugar do mundo? Veja as empresas que estão com vagas home office
seloCarreira

Quer trabalhar de qualquer lugar do mundo? Veja as empresas que estão com vagas home office

Há 14 horas
Quer trabalhar nos EUA? Vejam quais são as empresas e áreas que mais contrataram brasileiros
seloCarreira

Quer trabalhar nos EUA? Vejam quais são as empresas e áreas que mais contrataram brasileiros

Há um dia
Artigo: 5 dicas para eliminar a sensação de escassez e a comparação - inclusive no inglês
seloCarreira

Artigo: 5 dicas para eliminar a sensação de escassez e a comparação - inclusive no inglês

Há 2 dias
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais