Muita gente usa a palavra "latente" de um jeito errado
Há quem empregue o termo "latente" achando que ele significa exatamente o oposto do que está no dicionário, segundo professor de português
Da Redação
Publicado em 28 de março de 2017 às 13h07.
Última atualização em 28 de março de 2017 às 17h10.
Quantas vezes já ouvimos a expressão "amor latente" como se fosse o sentimento tórrido, exposto?
É cada vez mais comum o emprego de "latente" no sentido de "evidente", "claro", "não disfarçado". No entanto, a palavra significa o oposto.
Proveniente do latim "latente", o adjetivo de dois gêneros relaciona-se a "o que permanece escondido", "que não se manifesta", "oculto", "encoberto", "subentendido".
Laura Sandroni, em De Lobato a Bojunga: as Reinações Renovadas, expõe: "Aqui aparecem ainda de forma latente pistas que permitirão a descoberta dos problemas interiores de cada personagem [...]"
No dicionário Houaiss, há um trecho de Ricardo Ramos, em Tempo de Espera: "E tivemos de enfrentar disciplina redobrada, que encontrava animosidade latente, esbarrava contra sessenta corpos irrequietos, barulhentos, de reflexos inesperados."
Comprovam também essa relação linguística termos da Fisiologia e da Psicologia, com o uso do substantivo "latência". Na Fisiologia, indica o período de inatividade entre um estímulo e a resposta por ele provocada. Já na Psicologia, indica a presença de elementos psíquicos esquecidos na esfera subliminar da consciência, donde podem ressurgir.
Latente tem relação direta com o verbo "later", que é defectivo. Todo verbo assim é aquele ao qual faltam formas flexionais que existem para outros vocábulos da mesma classe. É o famoso verbo da conjugação incompleta. Quem nunca se "travou", tentando conjugar "colorir" ou "demolir"?
Later é assim também: no presente do indicativo, apresenta apenas as terceiras pessoas: ele late / eles latem (estão ocultos, latentes). Nos dicionários de nossa Língua Portuguesa, consta que tal verbo está em desuso.
Além disso, vale registrar que "later" também remete a "latejar", ou seja, quando eles, elas latem (observando a intenção textual), a referência pode ser sobre "latejar".
Para não haver confusão, indico a companhia de um bom dicionário e, sempre que possível, a curiosidade em relação à origem e à família da palavra. Latente é escondido.
Um grande abraço, até a próxima e siga-me pelo Twitter!
Diogo Arrais
@diogoarrais
Professor de Língua Portuguesa - CPJUR
Autor Gramatical pela Editora Saraiva