Exame Logo

Os melhores MBAs executivos globais, segundo o Financial Times

MBA da FGV e da FIA estão entre os cem melhores do mundo. Além deles, o programa da Universidade de Pittisburgh, que também é oferecido no país, entrou para a lista

1. Kellogg / Hong Kong UST Business School (Wikimedia Commons)

Talita Abrantes

Publicado em 26 de outubro de 2012 às 12h14.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h30.

São Paulo - Três programas oferecidos no Brasil foram parar na lista dos melhores programas MBAs executivos globais do mundo. Mas é uma instituição chinesa que lidera o ranking divulgada nesta segunda pelo Financial Times. A Hong Kong UST Business School foi fundada em 1991. Há dez anos, a escola é figura presente no ranking do Financial Times. Parte desse sucesso é resposta direta à parceira que a instituição mantém com o MBA da  Kellogg School of Management, dos Estados Unidos. O curso, realizado nas duas instituições, é organizado em módulos intensivos. O programa conta com disciplinas eletivas em cidades como Toronto, Tel Aviv, Miami e Vallendar. Em média, após três anos da formação, executivos ganham em média419,4mil dólares anuais.

Voltado para profissionais do alto escalão das corporações, os programas de MBA executivo têm em comum a característica de oferecer aulas apenas alguns dias por mês em caráter intensivo. Viagens e conhecimento de outras culturas também entra para a cesta de vantagens.
  • 2. 2. Trium: HEC Paris / LSE / New York University: Stern

    2 /13(New York University: Stern)

  • Veja também

    O programa Trium MBA, fruto da parceria entre HEC Paris, London Business School e Stern, da New York University, subiu uma posição com relação ao ano passado.

    Ao todo, o programa tem duração de 17 meses. Nesse período, os executivos terão que ficar 10 semanas longe do escritório. Mas, apesar da peregrinação entre as diferentes universidades, o curso também oferece módulos de ensino à distância.

    Em média, o salário dos executivos três anos após cursar o Trium é de307,8mil dólares anuais.
  • 3. 3. Columbia/London Business School

    3 /13(Divulgação)

  • Entre as matérias do curso de MBA executivo global da Columbia Business School (EUA) e da London Business School (Reino Unido) estão liderança  executiva, finanças corporativas, estratégia de marketing e modelos de decisão, entre outros. O programa conta ainda com espaço para 10 disciplinas eletivas disponíveis nas duas instituições. Em média, depois de três anos, o salário dos executivos que cursam um MBA na Columbia e na London Business School é de259,8mil dólares.
  • 4. 4. Insead

    4 /13(Divulgacao)

    Com campus no Cingapura, na França e nos Emirados Árabes, o Institut Européen d'Administration des Affaires (Insead) propõe uma educação executiva internacional. Foi criado na Europa em 1957 e expandiu com unidades até chegar na Ásia. Os critérios de admissão são flexíveis, mas é recomendado pelo menos três anos de experiência profissional em administração e negócios, além do histórico acadêmico. As turmas agregam, em média, 80 alunos de diversas nacionalidades, num total de aproximadamente 500 estudantes de MBA executivo. Em média, o salário dos executivos três anos após cursar o MBA do Insead é de219,4mil dólares anuais.
  • 5. 5. Booth School of Business (Universidade de Chicago)

    5 /13(Divulgação)

    Com campus em Chicago, nos Estados Unidos, no Reino Unido e em Cingapura, a University of Chicago: Booth traz variados programas de MBA. Há opções de tempo integral, cursos vespertinos e de final de semana. Em média, o salário anual dos executivos, três anos após cursar o MBA da University of Chicago, é de219,7mil dólares.
  • 6. 6. Duke University: Fuqua

    6 /13(Wikimedia Commons)

    A Fuqua é uma escola privada de administração e negócios americana ligada à Universidade de Duke. Possui apenas 878 estudantes de MBA. Com unidades na China e na Índia, a instituição tem MBAs transcontinentais, globais e até de final de semana. Executivos ganham, em média,254,5mil dólares anuais após um curso pela Fuqua Business School.
  • 7. 7. Wharton School (University of Pennsylvania)

    7 /13(Divulgação/Wharton School)

    Na terceira posição entre as e scolas de negócio com as melhores perspectivas de carreira, a Wharton mantém um MBA executivo de dois anos.

    As aulas são ministradas às sextas e sábados em semanas alternadas. Mas, para acompanhar o ritmo do curso, é preciso dispensar de 15 a 25 horas de estudos extra-classes por semana.

    Segundo o Financial Times, um aluno formado no curso de MBA tem um aumento salarial de 62%, chegando a ganhar, em média,220,7 mil dólares por ano.
  • 8. 8. IE Business School

    8 /13(IE Business School)

    Localizada em Madri, na Espanha, a Instituto da Empresa (IE) Business School é uma instituição com 7.800 estudantes. Há opção de MBAs executivos de meio período ou misto. Os cursos são ministrados em inglês ou espanhol. Em média, o salário anual dos executivos três anos após cursar o MBA IE Business School é de 177 mil dólares.
  • 9. 9. UCLA/National University of Singapore

    9 /13(Divulgação)

    A parceira entre a UCLA Anderson School of Management (EUA) e a National University of Singapore rendeu um programa de MBA executivo de 15 meses.

    Dois módulos são oferecidos em Cingapura, outros dois em Los Angeles, além de um em Xangai (China) e outro em Bangalore (Índia).

    Segundo o Financial Times, os alunos recebem, em média, 232,9 mil dólares após a conclusão do curso.
  • 10. 10. London Business School

    10 /13(London Business School)

    Em relação ao ano passado, o programa de MBA executivo da London Business School caiu quatro posições. O curso é oferecido tanto em Londres (Reino Unido) quanto em Dubai (Emirados Àrabes Unidos).

    Nas duas localidades, o curso tem duração de 20 meses. Em Londres, acontece todas as sextas e sábados em semanas alternadas. Já em Dubai, a periodicidade é de quatro a cinco dias por mês de aulas.

    Em média, um aluno do MBA executivo recebe 180,4 mil dólares por ano após a conclusão do curso.

    Em média, o salário anual dos executivos, três anos após cursar o MBA da London Business School, é de 184 mil dólares.
  • 11. 26. OneMBA: FGV São Paulo

    11 /13(FGV)

    O primeiro programa oferecido no Brasil a aparecer na lista é o OneMBA, sediado na Fundação Getúlio Vargas.
    O programa OneMBA é uma parceria da Fundação Getúlio Vargas com a The Chinese University of Hong Kong (China), a RSM Erasmus University (Holanda), a Tecnológico de Monterrey (México) e a The University of North Carolina at Chapel Hill (EUA).

    O programa caiu quatro posições com relação ao ano passado. O curso tem duração de 21 meses.

    Segundo o FInancial Times, o salário anual de um aluno após o MBA é de 184,615 mil dólares.
  • 12. 42. Universidade de Pittsburgh

    12 /13(Divulgação/EXAME.com)

    O Executive MBA da Universidade de Pittsburgh tem duração de 16 meses e é realizado simultaneamente em três cidades diferentes: Pittsburgh, onde fica o principal campus da universidade, Praga, na República Checa e em São Paulo, no Brasil.

    Os cursos são realizados a cada quinze dias de sexta a domingo. Ao todo, são 20 horas-aula por fim de semana.

    Em média, os alunos formados pelo programa recebem salário de 195,2 mil dólares.
  • 13. 57. Fundação Instituto de Administração (FIA)

    13 /13(FIA)

    O segundo instituto brasileiro que aparece no ranking do Financial Times possui um MBA próprio. O programa MBA Executivo Internacional subiu nove posições com relação ao ano passado.

    O curso tem duração de 18 meses. As aulas acontecem, quinzenalmente, às sextas e sábados.

    Executivos ganham em média 195,2 mil dólares por ano, após um curso executivo de MBA pela FIA.
  • Acompanhe tudo sobre:Cursos de MBAEducação executivaEmpresasExecutivosFGV - Fundação Getúlio VargasPós-graduação

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame