(Banco Inter/Divulgação)
Luísa Granato
Publicado em 5 de fevereiro de 2021 às 11h59.
Última atualização em 5 de fevereiro de 2021 às 21h03.
Para quem está procurando oportunidades para entrar em uma das áreas com maior demanda no mercado de trabalho, as empresas Inter, Localiza e MRV se juntaram para oferecer formação gratuita de desenvolvedor para 100 mil pessoas.
As três empresas fizeram uma parceria com o hub de inovação Órbi Conecta para aumentar a capacitação na área de tecnologia e diminuir o déficit de desenvolvedores no Brasil.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o mercado de TI no país terá um déficit de 290 mil profissionais em 2024. E, de acordo com levantamento da Catho, as carreiras na área tiveram crescimento de até 671% em 2020 na capital de São Paulo, maior cidade do país
Os cargos em tecnologia também entraram para a lista do LinkedIn de profissões em alta para 2021. A pesquisa da rede social destacou que vão se destacar competências como Git, Unity, JavaScript, React.js, Scrum, design de experiência do usuário (UED), SQL, design de interface do usuário e Cascading Style Sheets (CSS).
Os cursos curtos e online duram em média um total de 90 horas e abordam várias dessas habilidades destacadas pelo LinkedIn. Com a iniciativa, as empresas também procuram encontrar profissionais para preencher suas vagas.
Por isso, os cursos são divididos em três frentes personalizadas para a demanda de cada negócio. O Inter vai formar desenvolvedores Java, enquanto a Localiza vai treinar desenvolvedores .NET. A trilha de conhecimento da MRV será lançada nesta sexta-feira, 5, às 19h, pelo Youtube.
As bolsas são para um público que já tenha um conhecimento inicial de programação, com as trilhas focadas em pessoas no início de carreira e profissionais buscando atualizar seus conhecimentos. As inscrições vão até março e os participantes terão 75 dias para completar os cursos.
Depois da conclusão, todos recebem certificado e podem cadastrar seu perfil profissional para concorrer a vagas nas empresas. Veja mais informação pelo site.