Desigualdade salarial entre homens e mulheres é uma vergonha, diz Papa Francisco
A desigualdade salarial entre homens e mulheres já é assunto polêmico até no Vaticano
Da Redação
Publicado em 29 de abril de 2015 às 10h00.
A desigualdade salarial entre homens e mulheres já é assunto polêmico até no Vaticano: durante uma audiência nesta quarta-feira (29), o Papa Francisco afirmou que o fato dessa disparidade existir "é uma vergonha".
O comentário foi feito durante uma audiência geral que era parte de uma declaração ampla sobre a importância do casamento.
Segundo o serviço italiano de notícias ANSA, esta foi a observação feita pelo pontífice:
Como cristãos, nós devemos ser mais exigentes, por exemplo, apoiando o direito de igualdade salarial pela igualdade do trabalho. Por que deveríamos admitir que as mulheres ganhem menos que os homens?
Não é de se espantar que uma autoridade mundial também comente sobre esse assunto, que é um problema iminente em todos os setores e países.
Apenas no Brasil, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2013 aponta que as mulheres recebem 73,7% do salário dos homens.
E ao invés de diminuir, essa desigualdade apenas aumentou: em 2012, essa porcentagem era de 72,8%.
Um outro estudo da empresa global de consultoria Hay Group revela que as mulheres em cargos de diretoria ganham, em média, 34.990 reais, enquanto a remuneração para homens é de 40.862 reais.
No setor de tecnologia essa disparidade é ainda mais evidente: um levantamento feito pelo site norte-americano Glassdoor mostra que além de compor uma pequena fração do quadro de funcionários nas empresas, as mulheres chegam a ganhar 6 mil dólares menos que seus colegas homens, mesmo tendo a mesma experiência e cargo que eles.
O problema tem sido amplamente discutido por autoridades, ONGs e empresas e já virou assunto de campanhas e até pegadinhas.
Em uma ação contra a discriminação salarial promovida pela agência Agnelo Comunicação, um restaurante de São Paulo entregava aos homens um cardápio que cobrava 30% a mais pelos pratos. A pegadinha, chamada de Unfair Menu (Menu Injusto), surpreendeu os clientes, que reagiram com aplausos depois de descobrir do que a campanha se tratava.
Já no vídeo compartilhado pela página do Facebook chamada Empodere Duas Mulheres, uma mulher descobre que ganha 78% do que um colega de trabalho exercendo a mesma função. Ela, então, muda de atitude e passa a se dedicar na mesma proporção com a qual é remunerada. Veja abaixo:
Sobre a questão da diferença salarial entre homens e mulheres:
Posted by Empodere Duas Mulheres on Quarta, 15 de abril de 2015