Cresce número de assessores de investimentos no Brasil: vale a pena investir nessa carreira?
Existem mais de 23 mil assessores de investimentos certificados no Brasil, mas ainda há dúvidas se esse mercado vale a pena; veja quatro motivos para apostar nessa carreira
Content Writer
Publicado em 19 de janeiro de 2024 às 12h00.
Como resultado da crescente procura por profissionais capazes de orientar indivíduos e empresas na tomada de decisões financeiras, uma profissão está se destacando dentre as mais promissoras do mercado financeiro: o assessor de investimentos .
Segundo relatório mensal da Ancord, associação responsável por certificar e credenciar esses profissionais, o número de assessores de investimentos certificados no Brasil cresceu 22% em 12 meses. Em julho de 2022, eram pouco mais de 19 mil assessores certificados no país. No ano seguinte, em julho de 2023, o número saltou para 23 mil.
Os resultados apresentados pelo levantamento mostram que a profissão de assessor de investimentos é bastante promissora e está em pleno crescimento. Mas vale a pena apostar todas as fichas e começar uma carreira como assessor de investimentos?
Vale a pena se tornar um assessor de investimentos?
A resposta para essa pergunta depende do perfil e dos objetivos de cada indivíduo. Para aqueles que buscam por um mercado de trabalho desafiador, dinâmico e com potencial de crescimento, a carreira de assessor de investimentos se destaca como uma opção atrativa. Segundo especialistas, essa é a profissão ideal para quem está disposto a investir em conhecimento e construir relacionamentos sólidos – sem medo dos desafios.
Além disso, alguns fatores podem trazer mais segurança quando há dúvidas se esse mercado de atuação é uma boa aposta. Veja abaixo.
Demanda crescente por profissionais
Faz tempo que indivíduos e empresas se atentaram à importância de uma boa gestão financeira. Por conta disso, a demanda por assessores de investimentos tem aumentado e criado um cenário propício para quem busca ingressar nessa carreira.
Salários costumam ser acima da média de mercado
Os salários para assessores de investimentos são bastante competitivos – e em alguns casos até acima da média do mercado –, em especial para profissionais bem-sucedidos que conseguem construir e manter uma carteira sólida de clientes. Além disso, os assessores contam com bônus e comissões que podem elevar as remunerações mensais.
Diversidade de oportunidades
O mercado financeiro oferece uma variedade de oportunidades, desde instituições financeiras tradicionais (como os bancos) até startups inovadoras. Além de ampliar o leque de posições disponíveis no mercado, essa variedade permite aos assessores e scolher o ambiente que melhor se alinha com suas aspirações profissionais.
Independência profissional
Ser dono do próprio negócio é uma possibilidade para muitos assessores de investimentos. Ao trabalhar de forma independente, esses profissionais ganham mais autonomia e controle da carreira. No entanto, é preciso se dedicar para construir uma sólida rede de contatos e investir no desenvolvimento de fortes habilidades de vendas e marketing.
O que é preciso para ser um assessor de investimentos?
Para se tornar um assessor de investimentos, é preciso investir na capacitação profissional. Porém, muito mais do que possuir um diploma de nível superior – que não é pré-requisito estrito –, é necessário também apresentar um currículo vencedor, com certificações que atestem suas habilidades na área.
De olho nisso, a EXAME desenvolveu o treinamento Carreira em Assessor de Investimentos . A aula acontece dia 6 de fevereiro e promete mostrar como mergulhar em um dos mercados mais aquecidos da atualidade, quais as possibilidades de atuação, os principais cargos e requisitos e como construir um currículo vencedor na área. É a oportunidade de ouro para quem deseja uma carreira no mercado financeiro. É 100% online e gratuito. Clique aqui para garantir a sua vaga .
*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME