Conheça a empresa que prepara jovens para futuros cargos de liderança em grandes empresas no Brasil

A consultoria Wisnet percebeu que havia uma dissonância entre juventude e liderança no mercado de trabalho e decidiu criar uma empresa para mudar isso
A Lyga treina jovens para que eles possam assumir posições de lideranças em empresas como Itaú e Alpargatas (We Are/Getty Images)
A Lyga treina jovens para que eles possam assumir posições de lideranças em empresas como Itaú e Alpargatas (We Are/Getty Images)
A
Allan Gavioli

Publicado em 13/09/2022 às 17:42.

Última atualização em 13/09/2022 às 21:17.

Em todo momento de entrada de uma nova geração de jovens no mercado de trabalho há uma apreensão em termos de futuro de carreira e projeção, seja entre esses jovens recém-inseridos no mercado de trabalho ainda sem muita experiência, seja para os profissionais mais velhos e com mais bagagem profissional que devem preparar o terreno para a chegada desses novos profissionais .

VEJA TAMBÉM:

Enquanto empresas buscam adaptações para cooptar mais jovens e outras procuram formas de reter talentos com potencial, existe uma outra preocupação na mente de boa parte dos executivos do mercado: como treinar e preparar esses jovens para cargos de liderança.

Foi com base nessa problemática que a consultoria Wisnet criou a Lyga, a nova frente do grupo de consultoria profissional focada exclusivamente no preparo, treinamento e mentoria para jovens que buscam ascender a cargos de liderança e, no futuro, tornarem-se executivos de grandes empresas do Brasil.

Empresa criada 'dentro de casa'

Capitaneada pelos seus co-fundadores Luciano Albuquerque e Airam Corrêa, a Lyga chega como uma empresa separada da Wisnet e com um propósito próprio e busca solucionar um problema que clientes da consultoria já apontavam: a falta de preparo de jovens para assumir cargos mais desafiadores e posições de liderança efetiva.

"Dentro da Wisnet, tínhamos a intuição que poderíamos ir a um lugar novo. Dentro do segmento de liderança, a Wisnet sempre foi essa referência, executivos das grandes empresas do Brasil passaram com a gente, mas percebemos que poderíamos aplicar nossas técnicas em uma juventude que apresentava características distintas do que o mercado procurava", explica Airam, co-fundador da Lyga e também sócio da Wisnet.

A Lyga é, de certa forma, uma parte final de um projeto que começou com o Startup School, projeto da Wisnet em parceria com o Itaú, que oferecia um programa com foco no treinamento de lideranças para jovens - a ideia que viria a se tornar a Lyga alguns anos mais tarde.

O programa, ainda que incipiente, despertou a atenção dos RHs de outras empresas e rapidamente se expandiu. Essa rápida aceitação do mercado despertou na Wisnet a ideia de fidelizar o projeto em uma empresa separada.

O projeto de idealização e criação da Lyga contou com um investimento de R$ 2 milhões da sua empresa mãe. A consultoria espera, até o ano de 2025, impactar cerca de 25 mil jovens da América do Sul, Ásia e Europa e formar esses novos profissionais para atuarem em qualquer grande empresa do mundo.

Formando a geração de futuros líderes 

Segundo os co-fundadores, é perceptível que essa nova geração de trabalhadores, jovens de 19 a 27 anos, possuem anseios e objetivos diferentes que a geração passada tinha quando ingressou no mercado de trabalho.

"As referências sobre a juventude mudaram. Os jovens de hoje possuem outros exemplos e sonhos. A epítome do sucesso, que já foi aquele banker de Wall Street , hoje já não é mais onde muitos jovens querem chegar. E os líderes de hoje precisam desse entendimento", argumenta Airam.

Airam destaca, por exemplo, que a forma de tratar aspectos internos e a própria velocidade e eficiência das estruturas e processos internos da empresa pode acabar por se distanciar daquilo que jovens podem procurar em uma empresa.

"Vimos um necessidade, que observamos desde o início, da liderança abrir espaço para que esse jovem consiga criar, pensando no seu próprio futuro, para que ele possa experimentar. É ideal que o jovem possa ter esse tempo para criar", complementa Luciano.

Na prática, a Lyga age junto a todos os atores dentro da formação do jovem para um futuro cargo de liderança: o próprio jovem, o RH da companhia e suas lideranças imediatas. Através de profissionais internos e externos, a Lyga uma mentoria com foco no desenvolvimento individualizado e prático das skills mais desejadas pelo futuro.

Outro foco da mentoria da Lyga é que esse jovem seja capaz de desenvolver uma real concepção de liderança, trabalhando em projetos reais e próprios de negócios que aprofundem suas habilidades práticas da carreira e seus atributos sociais.

Ainda de acordo com Luciano, é fundamental que as lideranças diretas desses jovens participem da sua mentoria, já que esses líderes de hoje ainda possuem muito a ensinar e são muito importantes na hora do jovem se sentir realizado no próprio trabalho.

"Muitas vezes, quando o jovem acaba querendo sair da empresa, é por ima má liderança direta, seja por conta de um líder que não abre espaço para outras ideias, que não se mostra presente no dia-a-dia, que não o desafia com projetos interessantes e, principalmente, que não compreende em sua complexidade o papel da juventude em uma grande empresa", explica o co-fundador.

A Lyga trabalha com a lógica de possuir mentores específicos, que são chamados de Anfitriões, que serão os maiores responsáveis por toda a mentoria daquele jovem e mantém contato direto com a empresa que solicitou o treinamento.

Do outro lado, a Lyga conta com uma série de outros profissionais que, ocasionalmente, são chamados de forma mais pontual para trazerem olhares externos.  Dentro desses convidados, a Lyga abre espaço para que outros jovens de sucesso e jovens empreendedores possam conversar e passar suas experiências para os jovens alunos da Lyga.

A empresa chega ao mercado com grandes clientes oriundos do portfólio da Wisnet, como Alpargatas, Bradesco e Itaú, e os seus co-fundadores entendem que o ecossistema dos seus produtos e suas trilhas de aprendizado oferecida pela mentoria assertiva da Lyga pode transformar a geração de hoje nos futuros líderes do amanhã

"As pessoas mais novas possuem essa alta exposição a informações e recursos diversos, e isso dá uma sensação de que tudo é possível, e em um cenário de escolhas infinitas, existe muita ansiedade", explica Airam. "Vemos a juventude caindo em um niilismo, uma inação, frente aos desafios passados a ele e sobre sua própria carreira. Estamos aqui para que esse jovem possa materializar sua visão de futuro", finaliza o executivo.

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.
Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.
Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.