Exame Logo

Como se preparar para um mercado de trabalho mais internacional?

As empresas globais buscam profissionais que atuem além das fronteiras. Cursar em uma universidade com acreditação internacional pode ser um diferencial

Campus da Unisinos em Porto Alegre (RS): instituição é considerada uma das melhores escolas da área de educação empresarial do mundo (Aurora Imagens/Divulgação)
GS

Gabriella Sandoval

Publicado em 11 de novembro de 2020 às 09h00.

Os processos de globalização e internacionalização das empresas obrigam cada vez mais os profissionais e as universidades a se prepararem para atuar em igualdade com seus concorrentes de outros países. Por essa razão, certificados de acreditação estão ganhando relevância nos últimos anos, uma vez que comprovam a qualidade dos cursos quando comparados com os oferecidos por outras instituições. Muito desejado, o selo de acreditação da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), uma das mais importantes acreditadoras do mundo na área de negócios, não é fácil de ser obtido.

Durante sete anos, a Escola de Gestão e Negócios da Unisinos (EGN) participou do processo de acreditação com o objetivo de promover o reconhecimento e o engajamento, acelerar a inovação e ampliar o impacto na educação empresarial. “Esse é o embasamento de nossos argumentos sobre a Unisinos Business School (UBS) constar entre as melhores escolas da área de educação empresarial do mundo. Essa é mais uma entrega do padrão de excelência e da credibilidade internacional. A UBS se posiciona no seleto grupo de b usiness schools internacionalmente acreditadas pela AACSB, fato único no Rio Grande do Sul”, diz o reitor padre Marcelo Fernandes de Aquino.

Veja também

Entre as melhores do mundo

Com o reconhecimento, a Unisinos se torna a primeira universidade do Sul do país e uma das quatro do Brasil a ter uma escola de gestão e negócios acreditada, no mesmo patamar de referências internacionais, como Harvard Business School, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Universidade de Stanford.

Com 14 cursos de graduação, quatro especializações, 15 MBAs, quatro mestrados e quatro doutorados, a EGN espera oferecer ainda mais excelência no ensino e na pesquisa para promover o desenvolvimento social e econômico. “Não somos nós a destacar nossos diferenciais, mas uma instituição isenta e renomada, como a AACSB. Significa a valorização do diploma de nossos alunos, pertencer a uma rede internacional das melhores escolas de negócios do mundo e estar constantemente nos desafiando a sermos melhores e a entregarmos mais valor ao mercado e à sociedade”, afirma a decana da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos Claudia Bitencourt.

Para os alunos, a acreditação é garantia de um padrão de excelência e credibilidade internacional na área, colocando a Unisinos em um seleto grupo, que busca parcerias internacionais na rede de escolas acreditadas, e favorecendo o intercâmbio de alunos e professores. “Em processos seletivos no exterior é bastante comum a pergunta: ‘Você estudou em uma escola acreditada?’ Há uma valorização dos diplomas de nossos alunos, o que favorece a empregabilidade e a continuidade de sua formação, seja no Brasil, seja nas melhores escolas de negócios do mundo.” Claudia lembra ainda que a credibilidade também se reflete no corpo docente. “Para os professores, representa uma oportunidade de qualificação e atividades colaborativas desenvolvidas nas melhores escolas de negócios do mundo. Significa estar conectado a uma rede de pesquisa internacional altamente qualificada.”

Etapas de avaliação

O processo para obter a acreditação envolve diversas etapas de avaliação, incluindo visita presencial do Comitê de Avaliação da acreditadora. A acreditação é um processo de aprendizagem e melhoria contínua, voltada para os três pilares da AACSB: inovação, engajamento e impacto. As principais mudanças e melhorias que a Escola de Gestão e Negócios da Unisinos adotou, desde o início do processo de acreditação pela AACSB, estão relacionadas com o acompanhamento de indicadores internacionais para monitoramento da excelência acadêmica.

Esses indicadores foram divididos em quatro grupos principais relacionados a: 1) inovação e gestão estratégica; 2) relacionamento com os diferentes stakeholders, tanto da comunidade interna (acadêmica) quanto da externa (mercado e comunidade); 3) ensino e aprendizagem; 4) engajamento profissional e acadêmico. “Portanto, ao longo dos sete anos, fomos aprimorando nossos processos internos até que, no início de 2019, recebemos a recomendação para a visita do Peer Review Team para a realização da avaliação in loco ”, conta Claudia.

Ela comenta ainda que, daqui para a frente, são muitos os planos. “Queremos criar oportunidades para as melhores experiências ao longo da formação de nossos alunos, gerando os melhores resultados em termos de empregabilidade e oportunidades futuras, seja no Brasil, seja exterior.”

Acompanhe tudo sobre:Educação executiva

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame