Carreira

Como é a rotina de trabalho da presidente da Petrobras

Com expediente que ultrapassa 12 horas, Graça Foster não tem tempo a perder como fica evidente na descrição de sua rotina como presidente da Petrobras


	Graça Foster, na sala da presidência da Petrobras: “ Normalmente saio da Petrobras entre 20h30 e 21h"
 (Marcelo Correa/EXAME.com)

Graça Foster, na sala da presidência da Petrobras: “ Normalmente saio da Petrobras entre 20h30 e 21h" (Marcelo Correa/EXAME.com)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 1 de setembro de 2014 às 15h28.

São Paulo – Há 34 anos na Petrobras, Maria das Graças Foster, há 2 anos e 8 meses, chegou ao mais alto cargo da empresa, a preferida de futuros engenheiros e administradores de empresa, segundo pesquisa da Universum.

Considerada pela revista Fortune, a mulher de negócios mais poderosa do mundo fora dos Estados Unidos, ela encara uma rotina agitada como presidente da maior empresa do Brasil. São mais de 12 horas diárias de expediente na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.

Mas, muito feliz com seu trabalho, Graça Foster diz não precisar procurar equilíbrio entre os dois lados de sua vida: profissional e pessoal. “Vivo as duas vidas em uma só”, conta.

Ela contou como funciona o seu dia a dia no Rio de Janeiro, em recente bate-papo realizado pelo site Na Prática, realizado pela Fundação Estudar. Confira:

1. 6h - 7h15

“Eu acordo bem cedo, às 6h já estou em pé. Entre 7h e 7h15 pego o carro e venho com o motorista para a Petrobras”, contou Graça.
Ao entrar no carro, Graça já tem no banco uma pilha de notícias importantes do dia. “Venho olhando e vou também conversando no celular durante o caminho. Já entro na minha sala com tudo isso”, diz.

2. 8h15 - 8h30

“Minhas reuniões começam entre 8h15 e 8h30 porque tem que dar tempo de as pessoas chegarem. Tem pessoas que moram na Barra, tem gente que vem de outros estados e até de outros países”, explica. Uma reunião com a presidente da Petrobras dura, no máximo uma hora, segundo ela mesma conta. 

“Eu me preparo sempre para as reuniões. É fundamental essa preparação anterior para que você tenha eficiência e não precise fazer mais três reuniões para resolver alguma coisa que poderia ser decidida ali naquele momento”, diz.

3. Almoço é na mesa de trabalho

De 20 minutos a meia hora é o tempo que Graça Foster reserva habitualmente para almoçar. Faz isso na sua própria mesa ou na mesa ao lado em sua sala de trabalho. “Gosto de comer sozinha, gosto de ouvir música ou ler uma revista enquanto estou comendo”, diz.

4. Expediente segue até 21h

“A tarde geralmente é longa”, diz Graça. De acordo com ela, é momento do dia em que as demandas se intensificam. “Normalmente saio da Petrobras entre 20h30 e 21h e sempre levo trabalho para casa”, diz.

Ela diz que sua prioridade é cuidar da agenda interna da Petrobras. “Tenho priorizado o Brasil, mais do que a agenda internacional, porque temos muitos desafios, essa é a demanda principal”, explica.

5. “Bate-volta” até na China

A rotina de Graça Foster também é recheada de deslocamentos e viagens. Mas ela, quando possível, abrevia estadas nos lugares que visita. “Vou e volto no mesmo dia”, conta.

E ela tenta fazer isso até quando cruza o planeta. “Quando vou para a China, pego o avião, durmo o máximo no avião, troco de aeronave, chego, tomo banho e vou pra reunião”, conta.  No máximo dorme um dia no hotel e já volta. “Se der nem passo no hotel e já volto”, afirma.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da Petrobrascarreira-e-salariosEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasExecutivos brasileirosGás e combustíveisGraça FosterIndústria do petróleoMulheres executivasPetrobrasPetróleo

Mais de Carreira

Correios: concurso destina 30% das vagas para negros e indígenas

Sua equipe está sendo pouco ambiciosa? Veja como resolver o problema

Como criar uma política de igualdade salarial (de verdade) na sua empresa

Boa liderança não é só carisma: veja a habilidade técnica mais importante para ser um bom líder