Carreira

Avançar na carreira é prioridade para 37% dos brasileiros, diz pesquisa da Exame Academy

Dar um novo rumo à carreira é o objetivo que mais estimula os brasileiros em 2021. Segundo uma pesquisa feita por Exame Academy com os usuários do MAPA, sua ferramenta de desenvolvimento pessoal, esta será a prioridade de 37% das pessoas ao longo dos próximos meses.

Dar um novo rumo à carreira é o objetivo que mais estimula os brasileiros em 2021. Segundo uma pesquisa feita por Exame Academy com os usuários do MAPA, sua ferramenta de desenvolvimento pessoal, esta será a prioridade de 37% das pessoas ao longo dos próximos meses. O número superou com folga as outras opções: desenvolvimento pessoal (27%), vida profissional (20%) e qualidade de vida (16%).

Entre os que querem priorizar uma virada de carreira, o objetivo mais comum é viver o sonho do negócio próprio: 28% dos que têm a vida profissional como foco pretendem empreender. Na sequência, vêm desejos como a busca de uma mudança de área de atuação (26%) e o interesse em ser promovido dentro do emprego atual (16%).

[infogram url="https://infogram.com/prioridades-para-2021-1h9j6qggn5zv54g?live" /]

 

“É interessante notar que os principais objetivos têm em comum a necessidade de se investir bastante no desenvolvimento pessoal”, afirma Felipe Collins, professor líder de inovação e empreendedorismo da Exame Academy, braço de educação da EXAME. "Independentemente se você vai empreender ou buscar novos horizontes na carreira, o desenvolvimento pessoal é uma constante para alcançar maior sucesso.”

Entre os que escolheram a vida profissional como o maior foco para 2021, uma parte significativa entende a importância de investir em educação. Menos 6% dos respondentes se disseram satisfeitos com o tanto que têm se dedicado à busca de conhecimento. Para a maior parte, 66%, a forma de adquirir estes novos conhecimentos serão os métodos não formais de estudos: como livros, mentorias e cursos online.

Preocupação com as finanças

O resultado é fruto da análise das primeiras 3 000 respostas do MAPA, uma ferramenta criada pela Exame Academy para ajudar os usuários a traçarem metas e cuidarem de seu desenvolvimento pessoal e entenderem com mais clareza as áreas onde deve focar esforço para atingir seus objetivos ao longo do ano.

A análise dos dados mostra que, apesar de ser a área em que as pessoas mais querem investir ao longo dos próximos meses, a vida profissional é também aquela em que há maior satisfação com o momento atual entre as áreas analisadas pela ferramenta (além da carreira, o bot faz perguntas sobre educação e desenvolvimento pessoal, finanças e qualidade de vida em geral).

[infogram url="https://infogram.com/satisfacao-geral-1hxj48pp9qkvq2v?live" /]

A maior insatisfação está concentrada na forma como os usuários se relacionam com as próprias finanças. O setor foi o único que ficou com nota média abaixo de 3, em uma escala de 1 a 5, quando as pessoas foram perguntadas sobre seu grau de satisfação com esta área da vida atualmente.

Aqueles que disseram que a vida financeira será seu maior foco ao longo de 2021, se dividiram principalmente em dois grupos: os que precisam de uma maior organização para começar a poupar (38%) e os que estão endividados e buscam alternativas para mudar esta situação (31%). Na comparação com o público geral que respondeu às perguntas da ferramenta, o índice de endividamento é significativamente maior. No grupo geral, o percentual de pessoas que enfrenta dificuldades para saldar suas dívidas foi de 17%. A proporção dos que querem começar a poupar foi similar, com 34% de respostas neste sentido na pesquisa geral.

O MAPA, ferramenta de desenvolvimento pessoal da Exame Academy, segue online mesmo após o início do ano. Após uma conversa de menos de 5 minutos com o chatbot, o usuário recebe um e-mail com algumas dicas e um material exclusivo para traçar metas e organizar o cumprimento dos seus objetivos para os próximos meses. A ferramenta é gratuita.

Mais de Carreira

Os três hábitos recomendados por Harvard para começar bem o dia

Trabalho remoto tem menor crescimento salarial e economia com alimentação e transporte, diz estudo

Quer ser um nômade digital ou trabalhar de casa? Veja as vagas de home office desta semana

Quer ganhar mais? Estudo revela habilidades que podem aumentar salário em até 40%