Exame Logo

As 5 piores consequências da falta de sono para sua carreira

Confira quais competências podem ser afetadas se você tiver uma noite de sono curta demais

Mulher dorme na mesa do trabalho: é quase certo que dormir pouco irá acarretar problemas sérios para seu trabalho (Thinkstock/Thinkstock)

Maurício Grego

Publicado em 25 de outubro de 2015 às 05h00.

São Paulo - Não é segredo para ninguém que uma noite mal dormida tem tudo a ver com baixa produtividade no trabalho. Porém, os efeitos de um sono curto - e de má qualidade - vão muito além disso.

As primeiras horas de descanso podem até ajudar na recuperação metabólica e do vigor físico , mas não contribuem para uma parte importante do desenvolvimento mental.

“Nosso sono não é igual durante a noite toda. Então dormir pouco ou fragmentar o descanso com sonecas pode impactar nosso desenvolvimento no longo prazo”, alerta a neurocientista e professora da Santa Casa, Carla Tieppo.

Segundo ela, a duração ideal do sono varia de acordo com a idade do indivíduo. Adolescentes devem dormir em média 9 horas, enquanto jovens adultos precisam de 8 horas. Já pessoas mais velhas se satisfazem com 6 ou 7 horas de repouso.

Dormir demais também pode ser prejudicial para a produtividade. "O sono em excesso gera preguiça, cria lassidão”, aponta. As horas a mais de descanso também afetam o raciocínio e atrapalham o foco.

Carla lembra ainda que existem dois grupos de pessoas: as diurnas, que produzem mais pela manhã, e as vespertinas, que rendem mais à tarde e à noite.

“Estas últimas costumam ser as mais prejudicadas pelo funcionamento da sociedade, porque produzem pouco antes do almoço”, destaca.

Independentemente do grupo em que você se encaixa, é quase certo que dormir pouco irá acarretar problemas para o seu trabalho. Veja a seguir quais são os piores deles:

1. Perda de memórias
Quem dorme pouco ou lida com o sono tirando sonecas no meio da tarde pode ter a memória prejudicada.

Isso porque o processo de fixação de lembranças acontece no estágio mais profundo do sono, conhecido como R.E.M. ("movimento rápido dos olhos", na sigla em inglês).

Segundo Carla, além da memória, sonos curtos ou de baixa qualidade atrapalham o aprendizado de maneira geral.

2. Bloqueio criativo
A fase R.E.M. também é responsável por estimular nossa capacidade de ter ideias originais. É nesse momento de intensa atividade cerebral que acontecem os sonhos.

“Quando não atingimos esse estágio do sono, nossa capacidade criativa pode ser prejudicada”, afirma a professora.

3. Ansiedade
O sono curto é um fator de estresse para o organismo, que entende a falta do descanso como uma não-adaptação.

A reação do corpo é a liberação de uma série de hormônios como a adrenalina e o cortisol que, por sua vez, trazem ansiedade e irritação.

4. Descontrole emocional
A falta de sono deixa o indivíduo mais reativo e impulsivo. No ambiente de trabalho, isso prejudica o processo de comunicação, a criação de empatia e a socialização.

“O sono insuficiente é inimigo da inteligência emocional e da nossa capacidade de respeitar o timing das outras pessoas”, considera Carla.

5. Perda de concentração
Se você tem tido dificuldades em manter o foco no trabalho, é provável que esteja dormindo pouco. Isso porque a privação do sono traz prejuízos graves à atenção.

A doutora lembra que o cérebro humano já tem dificuldades naturais para realizar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo. "Dormir pouco, por sua vez, prejudica ainda mais essa competência".

Quando foi a última vez que você teve uma noite de sono nota dez? Se está difícil ter uma boa noite de repouso , provavelmente há uma explicação. Existem várias regras quando se trata de conseguir um sono de boa qualidade . Segui-las pode ser a diferença entre descansar para valer ou passar a noite rolando na cama. Veja a seguir algumas recomendações para garantir uma noite cheia de Zzzzzzs.
  • 2. 1. Priorize o sono.

    2 /12(GettyImages)

  • Veja também

    Você conhece a frase “Durmo quando estiver morto”? Bem, se você não dormir, pode chegar lá antes que imagina. Pesquisas mostram que a privação de sono pode aumentar o seu risco de mortalidade. Não só isso: a falta de repouso pode comprometer o sistema imunológico, aumentar o risco de doenças cardíacas e pôr em perigo a sua saúde de outras maneiras. Em outras palavras: você não pode se dar o luxo de não priorizar o sono.
  • 3. 2. Preste atenção aos padrões que atrapalham o sono.

    3 /12(Thinkstock)

  • Ronco problemático? Estado de alerta constante? Pode ser um sinal de algo mais sério, como apneia do sono ou insônia . Se você tem padrões de sono inconsistentes ou se seus hábitos estão mantendo você acordado regularmente, procure um profissional para saber o que está realmente acontecendo.
  • 4. 3. Crie um ambiente ideal.

    4 /12(Thinkstock/moodboard)

    Uma temperatura adequada é essencial para uma noite restauradora - e nosso cérebro prefere um friozinho. Uma ligeira queda na temperatura corporal pode disparar precipitar o cansaço, disse previamente ao HuffPost Natalie Dautovich, pesquisadora da Fundação Nacional do Sono. Tente manter seu quarto entre 16 e 20 graus Celsius, afirma Dautovich.
  • 5. 4. Dormir o suficiente.

    5 /12(Thinkstock)

    Há existe uma regra firme que diz que são necessárias oito horas de sono por noite -- algumas pessoas precisam de mais horas de repouso que outras. A Fundação Nacional do Sono recomenda que a maioria dos adultos mire ente sete e nove horas por noite . O número ideal de horas depende de cada um.
  • 6. 5. Mantenha as telas longe da cama.

    6 /12(Reprodução)

    Odiamos ter de dar essa notícia, mas ficar no celular antes de dormir atrapalha muito seu sono. Pesquisas mostram que a culpa é da luz azul emitida pelas telas de aparelhos eletrônicos como smartphones e tablets. Portanto, mantenha esse dispositivos em fora do quarto, de preferência.
  • 7. 6. Deite-se sempre no mesmo horário.

    7 /12(AFP/Arquivo / Adek Berry)

    Esta vale para quem gosta de ficar na rua até de madrugada (ou de manhã) nos finais de semana, achando que dormindo durante o dia você vai recuperar o sono. Dormir é sempre uma boa ideia – não importa a que hora do dia – mas esse hábito (conhecido como “jet lag social”) pode bagunçar completamente seu relógio interno. Se você realmente quer otimizar seu sono, tente ir para a cama no mesmo horário todos os dias.
  • 8. 7. Não beba antes de dormir.

    8 /12(Marcos Santos/USP Imagens)

    Se você gosta daquela saideira, desculpe. Você pode achar que a última dose vai embalar sua noite de descanso, mas o efeito é completamente oposto.  Pesquisas mostram que o álcool pode interromper o sono consistente, te acordando mais freqüentemente durante a noite e fazendo você se sentir cansado pela manhã.
  • 9. 8. Reserve sua cama só para os dois S.

    9 /12(CandyBox Images)

    Sono e sexo. Se você tratar a sua cama como a mesa do escritório, em breve seu cérebro vai começar a associá-la a uma infinidade de atividades, o que pode enfraquecer “a associação mental entre seu quarto e o sono”, de acordo com a Divisão de Medicina do Sono da Escola de Medicina de Harvard.
  • 10. 9. Monitore seus comportamentos vespertinos.

    10 /12(Thinkstock)

    É claro que somos 100% a favor de cochilos e café, mas mesmo eles devem ser usados com moderação. Limite seus cochilos a 20 ou 30 minutos, e pare de ingerir cafeína em torno de oito horas antes de ir dormir, para garantir que você vai pegar no sono quando a noite chegar.
  • 11. 10. Se não consegue dormir, saia da cama.

    11 /12(Ryan McVay / Getty Images)

    Se você está rolando na cama, melhor se levantar. Se você se acostumar a ficar esperando a chegada do sono, seu cérebro pode começar a associar seu refúgio do descanso com estar desperto, disse previamente ao HuffPost Steve Orma, psicólogo clínico e autor de Stop Worrying and Go to Sleep: How to Put Insomnia do Bed for Good (pare de se preocupar e vá dormir: como se livrar da insônia para sempre, em tradução livre). Em vez disso, vá para outro cômodo da casa por alguns minutos. O resumo? O sono deve ser uma parte importante da sua rotina diária. Se você está tendo dificuldades para cair nos braços de Morfeu, tente esses truques para ajudá-lo a pegar no sono mais rapidamente. Mude seu sono, mude sua vida.
  • 12. E por falar em dormir bem...

    12 /12(m-imagephotography/Thinkstock)

    Veja aqui como sua personalidade pode afetar seu sono
  • Acompanhe tudo sobre:Ambiente de trabalhoDicas de carreiraSaúde

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame