Arnaldo Jabor: uma homenagem ao mestre da língua portuguesa
O jornalista e escritor Arnaldo Jabor morreu nesta terça-feira, 15, aos 81 anos
Da Redação
Publicado em 15 de fevereiro de 2022 às 15h17.
Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)
Com a devida licença do leitor, esta coluna é uma homenagem ao colunista Arnaldo Jabor. Sei que o espaço é gramatical; é sobre nossa Língua Portuguesa. Pela partida do mestre, o texto é sobre ele, seu estilo, sem desviarmos do propósito educativo.
Arnaldo é.
Uma das ocorrências do verbo ser está intransitividade e no presente do indicativo, como acima. Representa o que existe; o que será lembrado; o que permanece.
“Amor é prosa
Sexo é poesia”
Usando o verbo de ligação, Jabor leva o leitor a entender a profundidade do amor, em contrapartida à efemeridade de uma atração. Com termos simples, encanta pela gramática e sentido dos termos expressos.
Em outro trecho de sua autoria, encanta o miocárdio:
“O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão.”
Antes do verbo no infinitivo, “a” é apenas preposição, ou seja, sem o uso do acento grave.
Com a transitividade indireta, obedecer é um verbo transitivo indireto; exige a preposição a, perfeitamente usada em fusão ao artigo definido “a”. Gramática normativa à parte, é bela a sentença sobre a irracionalidade do sentimento maior.
Na crônica Meu Avô foi um Belo Retrato do Malandro Carioca, Jabor usa o verbo como poucos e alcança uma forte emoção:
“Meu avô não era ninguém. Mas nunca houve ninguém como ele.”
A repetição do pronome indefinido garante o inigualável, em um olhar poético raro, chique e que me deixará com muita saudade.
Dia 15 de fevereiro de 2022: Arnaldo Jabor é.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa
Fundador do ARRAIS CURSOS
Dicas de carreira, vagas e muito mais
Você já conhece a newsletter da Exame Academy ? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.
Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.