App do Facebook prevê chance de aluno entrar na faculdade
O serviço acertou em 97% dos casos de estudantes que se candidaram ao processo de admissão da Universidade da Califórnia
Da Redação
Publicado em 22 de fevereiro de 2011 às 17h02.
São Paulo - Os estudantes de Ensino Médio nos Estados Unidos contam com um novo conselheiro na hora de se candidatar à faculdade desejada. O aplicativo de Facebook AdmissionSplash traça a estimativa de quais instituções de ensino o candidato tem condições de ser admitido com base na informação acadêmica fornecida.
Para chegar ao resultado, o serviço online pede que o estudante complete o seu perfil com as universidades pretendidas, a nota de SAT (Teste de Avaliação Escolar, em português), histórico escolar e atividades extracurriculares, como serviço voluntário e esportes.
Com base nos dados de admissões de 1.500 universidades americanas, o aplicativo criou um algoritmo que diz ao candidato se as chances dele entrar onde deseja são boas, regulares ou ruins.
A equação não atinge as nuances de avaliação feita caso a caso, como na vida real. Mesmo assim, segundo a startup CampusSplash Networ k, criadora do aplicativo, o serviço previu corretamente, em testes iniciais, a admissão de cerca de 91% dos estudantes que informaram que se candidatariam à New York University (NYU) e 97% dos que informaram tentar a Universidade da Califórnia (UCLA).
Após a avaliação feita pelo aplicativo, os estudantes podem compartilhar o resultado nas redes sociais e decidir se o investimento em determinada instituição vale a pena ou está fora do caminho.