Exame Logo

Anfitrião corporativo

Apresente ao visitante o que o nosso país tem de mais bonito

Apresente ao visitante o que nosso país tem de bonito, de rico e de interessante.  (Ales Cerin/SXC)
DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2013 às 10h48.

 São Paulo - O número de expatriados trabalhando no país aumentou. Por isso, os funcionários das companhias no Brasil vêm ganhando um novo papel, o de embaixador corporativo, cuja função é receber e ciceronear os colegas gringos em suas andanças por aqui.</p> 

Trabalhei muito tempo com eventos internacionais e, desde o momento do embarque de um profissional em seu país de origem até o instante em que eu o recolocava no avião para sua viagem de volta, era minha responsabilidade cuidar dele, a fim de que sua estada conosco fosse absolutamente produtiva e também fosse sinônimo de uma experiência prazerosa e instrutiva. Alguns dos itens que eram parte de meu check-list podem vir a ser de muita valia para aqueles que têm essa missão:

• Agenda – Envie à pessoa por e-mail um resumo da agenda de compromissos que ela terá aqui no Brasil. Envie também qual o dress-code da organização e  uma boa orientação sobre o clima na época em que ele visitará o Brasil.

Veja também

• Pontualidade – Na maior parte de países de nossa aldeia global, a regra diz que elegância tem a ver com ser pontual. Entre nós, por mais estranho que lhe soe, esta é a regra a ser seguida, ok?

• Dose certa de formalidade – Esqueça o beijo, esqueça os toques e o pega-pega, comuns no Brasil. Distância corporal e uma certa formalidade inicial são pontos a seu favor.

• Apresente sua cidade – Tenho certeza de que a maior parte das cidades do país tem algo interessante, típico e ligado à cultura e aos costumes locais, e é isso que você deve apresentar a seu colega de outro país.

• Comidinhas & bebidinhas – Não conheci um estrangeiro que não tenha enlouquecido com a nossa caipirinha e com o sabor de nosso cafezinho. A típica culinária brasileira também os agrada, embora eu sugira cuidado neste quesito. Programe a incursão ao par feijoada-caipirinha para o fim de semana. É uma precaução necessária.

Apresente ao visitante o que nosso país tem de bonito, de rico e de interessante. Deixe de lado as partes dispensáveis. Esteja certo de que, numa viagem sua ao país de seu visitante, ele há de fazer a mesma coisa.

Célia Leão é autora de Boas Maneiras de A a Z (Editora STS) e consultora de etiqueta empresarial.

Acompanhe tudo sobre:ComportamentoEdição 152Etiqueta no trabalhoExpatriados

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame