Exame Logo

9 concursos públicos esperados para 2011

Saiba quais são os processos de seleção para o setor público que devem acontecer este ano e prepare-se

Petrobras (André Valentim/EXAME.com)

Talita Abrantes

Publicado em 7 de janeiro de 2011 às 05h36.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h37.

A Petrobras recebe até o próximo dia 27 de janeiro as inscrições para seu primeiro concurso de 2011. Ao todo, são 838 oportunidades distribuídas por 19 estados da federação.

Dessas, 220 são destinadas para cargos de nível superior. Há oportunidades para auditores, contadores, administradores, engenheiros (de diversas especialidades), geofísicos, geólogos, médicos, químicos, jornalistas e publicitários.

Além do preenchimento imediato desses 838 cargos, o concurso prevê também a formação de cadastro de reserva com 8.380 aprovados que podem ser convocados nos seis meses posteriores ao concurso.

Inscrições: 10 a 27 de janeiro no site da Cesgranrio
Taxa: 45 reais
Provas: 27 de fevereiro para os exames objetivos
Salários iniciais: 6.217,19 reais.
  • 2. CNPq

    2 /9

  • O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está recrutando 95 profissionais. Desses, 46 devem assumir o cargo de analista em Ciência e Tecnologia, que exige nível superior.

    Os salários chegam a 4,5 mil reais. Todas as vagas são para Brasília, e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais. Inscrições: 19 de janeiro a 17 de fevereiro
    Taxa: 60 reais
    Provas: 10 de abril
    Salários: até 4,5 mil reais
  • 3. IPT

    3 /9(Wikimedia commons)

  • O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) abre concurso para 250 oportunidades. Salários chegam a 8.190,71 reais. Para profissionais com nível superior, há oportunidades para advogados, médicos do trabalho, pesquisadores, analista de recursos humanos e analista de sistemas, entre outros. Inscrições:de 10 de janeiro até 9 de fevereiro pelo site da Vunesp
    Taxa: 100 reais
    Provas: 3 de abril
    Salários: até 8.190,71 reais.
  • 4. IBAMA

    4 /9

    O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) aguarda a liberação do Ministério do Planejamento. A intenção é abrir concurso para 362 vagas de apoio. Dessas, 38 serão destinadas para o cargo de analista administrativo. Para eles, a remuneração pode chegar a 5.441,24 reais mais benefícios.
  • 5. Ancine

    5 /9(Alexandre Lima)

    Em setembro, foi aprovada a criação de cem novos cargos para a Agência Nacional de Cinema (Ancine) pelo então presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva. Agora, o órgão só espera a aprovação do concurso público pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A expectativa é de que o edital seja liberado ainda este semestre. Se assim for, o concurso será realizado para o provimento de 44 cargos para a carreira de técnico em regulação da atividade cinematográfica e audiovisual e 56 para técnico administrativo. Os salários podem chegar a quase 5 mil reais.
  • 6. INSS

    6 /9(Fábio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

    O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é outro que aguarda aprovação do Ministério do Planejamento para abrir concurso. Ao todo, o órgão espera recrutar 2,5 mil profissionais. Os salários podem chegar a 5,5 mil reais. Das contratações previstas, 2 mil serão destinadas para técnicos e analistas. As outras 500 para peritos médicos. Neste caso, tendo em vista as gratificações previstas, a remuneração pode alcançar o valor de 8.849,89 reais.
  • 7. Defensoria Pública da União

    7 /9(Divulgação/Divulgação)

    A Defensoria Pública da União também já entrou com o pedido de autorização ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para realizar concurso para 1.500 oportunidades em cargos administrativos. Dessas, mil serão destinadas para o cargo de analista de assistência jurídica, que exige nível superior. A Defensoria Pública da União, que foi criada em 1995, não possui, até agora, quadro de funcionários administrativos próprio. Boa parte dos profissionais que atuam nestes cargos foram cedidos por outros órgãos. O projeto aguarda a aprovação da atual ministra do planejamento, Mirian Belchior. Dado o aval dela, a proposta será encaminhada para analise do Congresso Nacional e, depois, para sanção da Presidência da República.
  • 8. Polícia Federal

    8 /9(Getty Images)

    O Ministério do Planejamento também está analisando o pedido da Polícia Federal para a abertura de 1024 novas oportunidades. Dessas, 396 são para agente, 116 para papiloscopista (especialista em identificação humana)e 362 para escrivão. Para esses cargos, a remuneração será de 7.514,33 reais. Para o cargo de delegado, a expectativa é que seja abertas 150 novas oportunidades com salário de 13.368,68 reais.
  • 9. Correios

    9 /9(Lia Lubambo/EXAME)

    Após meses de briga na Justiça (que desencadearam a suspensão do concurso em 2010), os Correios devem lançar novo edital ainda este mês. Ao todo, serão oferecidas 6.565 novas oportunidades. Para os cargos de nível superior, há vagas para engenheiros, advogados, analistas de sistemas, psicólogos e administradores, entre outros. Os salários chegam a 3.431,06 reais, mais benefícios.
  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame