Carreira

80% dos RHs utilizam três ou quatro plataformas de gestão de pessoas, diz pesquisa

Pesquisa da Flash, startup de benefícios flexíveis, apontou que sete em cada dez empresas precisam gerir cinco ou mais ferramentas no dia a dia

Reunião online: para 69% das empresas, o treinamento é um dos processos mais importantes do RH (Alistair Berg/Getty Images)

Reunião online: para 69% das empresas, o treinamento é um dos processos mais importantes do RH (Alistair Berg/Getty Images)

No anseio de diminuir a burocracia e facilitar o dia a dia dos processos de gestão de pessoas, muitos RHs precisam lidar com várias plataformas diferentes — e acabam com mais trabalho. 

LEIA MAIS:

Pelo menos é isso que aponta uma nova pesquisa da Flash, startup de benefícios flexíveis, que ouviu 200 empresas. De acordo com o levantamento, 80% das companhias entrevistadas utilizam, pelo menos, três ou mais ferramentas diferentes de gestão de pessoas em suas rotinas.

O uso de múltiplas ferramentas ganha ainda mais força quando analisado que mais da metade (59%) utiliza cinco ou mais ferramentas, e que 43% delas fazem uso de mais de sete soluções para atividades regulares.

O levantamento também revelou que 50% das companhias querem trocar ou adquirir novas plataformas que envolvam todos os processos do RH, unificando as tarefas em um único processo automatizado.

“Sete em cada dez empresas precisam gerir cinco ou mais ferramentas. Neste contexto, plataformas que deveriam auxiliar na tomada de decisão acabam onerando tempo e fazendo com que a área seja mais operacional", diz Jan Christian, diretor-geral da Flash People, plataforma de gestão de benefícios da startup.

Entre os assuntos mais importantes, segundo o estudo, está o treinamento de funcionários. Para 69% das empresas, este é um dos processos mais importantes do RH e 55% dos entrevistados têm intenção de contratar ou trocar de ferramenta para essa etapa nos próximos 12 meses.

Atualmente, 36% das empresas têm ferramentas próprias de treinamento. A pesquisa também apontou que 48% dos RHs querem mudar ou contratar novas plataformas quando o assunto é People Analytics, área responsável por planejar estrategicamente a força de trabalho das empresas.

Por fim, quando o assunto é admissão, 52% das empresas pretendem contratar ou trocar de ferramenta nos próximos 12 meses.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:BenefíciosRecursos humanos (RH)Tecnologia da informação

Mais de Carreira

11 frases para evitar se quiser ser um marqueteiro de sucesso

O alvo dela é o pódio das Olimpíadas 2024: a história de Ana Luiza Caetano, do tiro com arco

Olimpíadas 2024: Veja seis lições de atletas olímpicos que podem inspirar carreiras corporativas

Olimpíadas 2024: 'Meu foco e minha cabeça estão 100% em Paris', diz a ginasta Rebeca Andrade

Mais na Exame