6 dicas para evitar agir por impulso e falar o que não deve no trabalho
Ana Alvarez, fonoaudióloga e especialista em linguagem, compartilha dicas para controlar a impulsividade, seja no trabalho ou com amigos e familiares
Luciana Lima
Publicado em 12 de outubro de 2022 às 09h00.
Quantas vezes, no calor do momento, dizemos coisas sem pensar? Às vezes dentro de casa, para alguém da família, ou até mesmo no trabalho.
Pensar antes de falar é fundamental, principalmente no ambiente profissional. É preciso se colocar no lugar do outro, ponderar e não agir por impulso. Gerenciar a comunicação, parando para ouvir, sentir, pensar e falar.
VEJA TAMBÉM:
- Fortnite: quem é o brasileiro que passou em 28 universidades dos Estados Unidos jogando videogame
- Dia Mundial da Saúde Mental: por que o tema importa para as empresas?
- Segundo Forbes, 20% dos bilionários do Brasil conquistaram suas fortunas no mesmo setor; saiba qual
É esse o tema do novo livro da fonoaudióloga e especialista em linguagem, Ana Alvarez, chamado “Falei sem pensar: Como se comunicar bem, com clareza e sem conflitos”.
A pedido da EXAME, Ana reuniu seis dicas para controlar a impulsividade e melhorar a comunicação, seja no trabalho ou com amigos e familiares.
Veja, a seguir, 6 dicas para evitar agir por impulso e falar o que não deve no trabalho
1. Mantenha diálogos amigáveis
É importante evitar alterar o volume e o tom da voz no ambiente profissional. Você não precisa gritar, bater na mesa ou esbravejar para ser ouvido.
2. Ouça com atenção, sem interromper ninguém
Se é impaciente, monitore seu silêncio com um gole d'água na boca e só o engula quando o outro parar de falar.
3. Respire antes de agir
Respire fundo! Qualquer decisão ou ação deve ser pensada e repensada antes. Não haja por impulso e nem faça o que pode prejudicar seu relacionamento no trabalho.
4. Discordar é diferente de confrontar e brigar
Ouça, entenda o ponto de vista do outro, ache algo no qual concorde, e a partir daí, inicie sua fala com pontos convergentes até chegar à divergência de modo estratégico e elegante, deixando claro que aquela é a sua perspectiva. Não se zangue e nem eleve a voz.
5. Não suponha!
Evite adivinhar o que o outro vai falar ou do modo com que o fará. Se tem dúvidas, pergunte em vez de imaginar possíveis diálogos negativos.
6. Exercite sua generosidade no trabalho
Colaborar quer dizer trabalhar junto e para que isso aconteça realmente é preciso sentir compaixão, isso é, fazer o melhor que está a seu alcance para facilitar a vida do outro, ou de muitos.